12º Grand Tasting Wines of Chile promoveu tarde de experiência gastronômica em São Paulo

Por Dalton Assis 

A 12º edição do Grand Tasting Wines of Chile realizada no dia 24/08/23 no Hotel Unique em São Paulo foi um enorme sucesso. Durante um agradável fim de tarde, exportadores, enólogos e a imprensa viveram uma grande imersão de conhecimento gastronômico sobre os vinhos chilenos. O país é o 4º maior exportador de vinhos do mundo. 

Com 25 vinícolas expositoras, os convidados puderam degustar dos melhores e mais renomados vinhos chilenos. Rótulos como Carmem, Concha y Toro, Emiliana, Haras de Pirque, e Santa Rita foram os destaques desta edição.

“Os vinhos chilenos oferecem confiança ao consumidor brasileiro na hora da compra, além de apresentarem variedades versáteis que combinam perfeitamente com a gastronomia do Brasil”. Diz a diretora comercial da Wines of Chile, Angélica Valenzuela.

Os Novos Clássicos do Chile

A Wine Of Chile em parceria com Paulo Brammer, fundador da Eno Cultura, maior escola de vinhos da América Latina promoveram duas incríveis megas aulas apresentando as  perspectivas das vinícolas e enólogos em relação a esses clássicos, abordando as práticas de vinificação (conjunto de práticas no processo de elaboração, classificação, estabilização, amadurecimento e envelhecimento do vinho) que estão sendo adotadas para produzir vinhos alinhados com as tendências globais.

Durante a aula, representantes da principais vinícolas apresentaram as características das 4 uvas clássicas chilenas, como Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère seguido da degustação dos melhores rótulos como: Morandé Vitis Unica, Toro de Piedra, Floresta, Amélia,Tagua Tagua, Wings, Cabo de Hornos, Piedra Seca, Albis, e Carmen Gold, servido na mesa para os convidados.

“O foco deste encontro é encontrar vinhos de alta qualidade, reconhecidos por suas características regionais distintas, como o Cabernet Sauvignon do Maipo Alto, Sauvignon Blanc da área costeira, Carmenère de Colchagua e Cachapoal. Alguns desses vinhos já são considerados clássicos no mercado global”. Comenta Paulo Brammer.

Sobre as vinícolas chilenas

A geografia desafiadora do país, com seus relevos de mais de 200m de altitude, em uma extensão de 4270 km de diversas vegetação e clima, fundamentou solos e clima propícios para vinhos audaciosos, com carácter distinto que honra a preciosidade da natureza da América Latina. Os vinhos chilenos  revelam atributos únicos de altíssima qualidade.

Nossa reportagem entrevistou Renato Frascino,  Especialista Sensorial de Alimentos e Bebidas. Apreciador de vinho há 40 anos, já provou mais de 90 mil vinhos. Confira abaixo a entrevista.

Deixe um comentário

Leia também: