19º Semana do Pescado trás peixes selvagens do Alasca e incentiva consumo da iguaria no país

Pescadores no dia da pesca do salmão selvagem , Alasca - Crédito Alaska Seafood

Por Dalton Assis 

A 19º Semana do Pescado 2022, começou dia 1º e vai até o dia 15 de setembro. Com o objetivo de estimular o consumo de pescado no país, o evento deve movimentar diversas redes lojistas em São Paulo (SP), Fernandópolis (SP), Catanduva (SP), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE) e Salvador (BA).

O Alaska Seafood Brasil (ASMI), agência do Governo do Estado do Alasca responsável pela estratégia de negócios da indústria pesqueira do Alasca no Brasil e em outros países da  América Latina marca forte presença em mais esta edição, trazendo os melhores peixes selvagens do mares gelados do Alasca.

Fonte de grande proteína o pescado além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, controle dos níveis de colesterol dentre outros benefícios para a saúde, tem marcado cada vez mais presença na mesa dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBr) em 2021 o país produziu 845.005 toneladas de peixes de cultivo (tilápia, peixes nativos e outras espécies), Esse resultado representa um acréscimo de 5.2 % sobre a produção de 2020 (802.930 toneladas) e 45,7% em seis anos aponta o levantamento da Associação.

A pesca de peixes selvagens 

Proveniente dos mares gelados e límpidos do Alasca,nos Estados Unidos, a região é uma das mais preservadas do mundo. Por ser um lar abundante de muitas espécies de peixes e frutos do mar, instituições estaduais e federais se preocupam em preservar o meio ambiente e garantir uma gestão produtiva, sustentável, limpa e saudável da pesca na região, estabelecendo e fiscalizando cotas rigorosas de pesca, de acordo com acompanhamento de biólogos.

A pesca no Alasca é realizada em temporadas pré-definidas e todo pescado é congelado imediatamente após a pesca, conservando a qualidade, pureza e sabor. “Cada vez mais o consumidor procura por qualidade e praticidade no dia a dia, mas sem abrir mão de uma alimentação saudável e os peixes do Alasca entregam isso a esse novo perfil de consumidor”, diz Carolina Nascimento, porta-voz da Alaska Seafood Brasil.

No Alasca a criação de peixes é proibida por lei desde a Constituição do Estado em 1959 fazendo com que todos os peixes nativos sejam selvagens dessa forma, todas as espécies do Alasca vivem em seu habitat natural, o que garante que todos os produtos sejam isentos de aditivos químicos, corantes, rações, hormônios e antibióticos, assegurando assim, todas as reais propriedades do pescado e seus benefícios para a saúde, dada a presença de vitaminas, sais minerais e Ômega-3 naturais.

Confira abaixo algumas imagens da pescagem dos peixes selvagens nos mares gelados do Alasca.

Acompanhe as redes sociais da 19º Semana do Pescado e fique por dentro de dicas de produtos, serviços e deliciosas receitas.

Crédito das imagens cedidas por Alaska Seafood

Deixe um comentário

Leia também: