A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) e ABAV Amapá realizaram um encontro estratégico a convite do Governo do Estado, para discutir os próximos passos da construção de um programa estruturado de turismo receptivo no Amapá.
A reunião ocorreu nesta segunda-feira (14) e reuniu representantes da Secretaria de Turismo do Estado e do Sebrae Amapá com o objetivo de consolidar ações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística na região.
Durante a reunião, foram apresentadas as diretrizes do programa Brasil Recebe, voltado para a qualificação do receptivo nacional, e discutida a proposta inicial do plano de trabalho para o turismo receptivo do Amapá. Foram também discutidos temas como a realidade atual do estado, compartilhamento de experiências e identificaram necessidades e oportunidades para o setor, incluindo a importância de mão de obra qualificada, desafios logísticos e potencialidades como a gastronomia regional.
“O Amapá tem um potencial único e estamos colaborando para que esse processo de estruturação ocorra de forma integrada e eficiente, com foco em qualificação, roteirização e promoção.”
Destacou a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, que reforçou também o compromisso da entidade em descentralizar e fortalecer o turismo em todas as regiões do Brasil.
Já Gabriel Barbosa, diretor de Planejamento do Turismo da Secretaria de Turismo do Amapá, comentou sobre a importância da iniciativa.
“Esse encontro hoje aqui é uma devolutiva do Encontro dos Presidentes da ABAV que aconteceu em Macapá. Estamos saindo daqui com uma proposta de projeto para trabalhar o desenvolvimento turístico do estado. Esse projeto tem como pilar principal a capacitação do trade turístico, visando melhorar o posicionamento do Amapá no cenário nacional.”
Para a diretora superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante, a construção coletiva do plano é o caminho para estruturar um modelo eficiente e sustentável.
“Essa reunião é um desdobramento da reunião realizada em junho, em que nós estamos começando a construir juntos um programa de turismo receptivo que envolve o Governo, o Sebrae e, futuramente, todo o trade turístico, para fazer algo bem robusto e potente”.
Próximo encontro
A próxima reunião já está agendada, e a expectativa é avançar na consolidação do plano de trabalho com o envolvimento crescente de instituições públicas, privadas e do trade turístico local.