A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, apresentaram na tarde desta segunda-feira (21), o Plano Brasis 2025-2027 em São Paulo. O plano de marketing turístico internacional do Brasil foi apresentado no Salão Nobre da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, na capital paulista, e reuniu empresários, representantes de associações, federações, entidades do trade do turismo paulista, agentes de viagens e a imprensa especializada.

Com foco em promover o Brasil no mercado turístico internacional, o Plano Brasis 2025-2027 traz diretrizes de ação para cada estado, com estratégias complementares e foco nas especificidades de cada região do país. Para o Estado de São Paulo, o Plano Brasis ofereceu um panorama adaptado à realidade local, considerando o portfólio de produtos e experiências turísticas alinhadas com a demanda internacional.
“São Paulo é a capital que mais recebe turistas de negócios em nosso país, é a principal vocação, mas também é um estado que tem muita experiência turística de lazer muito competitivas, tem sol e praia, ecoturismo, turismo rural, gastronomia e cultura. Então é importante trabalhar quem vem a trabalho, para que estique sua permanência para conhecer tudo que São Paulo tem a oferecer”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo
“Não é mais possível que a gente coloque o turismo no lugar secundário na hora de pensar um modelo de desenvolvimento gerador de emprego e renda com a responsabilidade que a gente tem com o futuro do planeta”, salientou Freixo.
Sobre o plano de marketing internacional, Freixo destacou que foi efeito de um trabalho de toda a equipe da Embratur junto com o Sebrae “O plano de marketing não é mais da Embratur, nem é mais do Sebrae. A partir do momento que a gente lança, e nós vamos lançar nas 27 unidades da federação, é um plano do Brasil”, afirmou.
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, comentou a importância de se aproveitar o momento positivo pelo qual a atividade turística está passando.
“Essa é a nossa hora, esse é o nosso momento. O turismo é a bola da vez e o Brasil está vivendo o seu melhor tempo dos últimos anos para o turismo. Tenho certeza que estamos construindo história e em rota de colisão com o desenvolvimento do país através do turismo”, disse.
Para o deputado Orlando Silva, ressaltou a apresentação do programa na capital paulista: “Nós aqui somos a síntese do Brasil. E eu fico muito feliz de perceber a importância que a Embratur dá ao estado de São Paulo, pelas valências que o estado tem em todos os planos do campo do turismo. É aqui o turismo de negócios, de gastronomia, de beleza natural, de história, entre outros”.
Já Ana Clévia, coordenadora nacional de Comércio, Serviço e Economias de Futuro do Sebrae, comemorou a parceria: “É uma grande satisfação para o Sebrae ter firmado essa parceria com a Embratur e podermos estar percorrendo o Brasil entregando o Plano Brasis. Esta é, efetivamente, uma ferramenta de posicionamento do Brasil para o mercado internacional. E como não poderia deixar de ser, São Paulo traz inúmeras oportunidades, que podemos observar ao nos aprofundarmos na análise do plano”,
Diversidade do Plano Brasis
De acordo com o diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o Plano Brasis marca um amadurecimento e uma inovação na estratégia de promoção do Brasil. Segundo ele, o plano integra a sinergia de ferramentas de promoção internacional e representa uma atualização da mentalidade necessária para atrair mais visitantes estrangeiros.
“Pela primeira vez, temos uma massa crítica de bacharéis em turismo envolvidos no plano estratégico, unindo potência política e alinhamento técnico para fazer a diferença no nosso país. Nossa iniciativa é trazer uma sinergia das ferramentas de promoção internacional, falando um pouco sobre essa atualização da mentalidade que o Brasil tanto precisa para que, de fato, a gente consiga elevar o nível de promoção do nosso país, trazendo mais turistas internacionais para cá”. Disse, Reis.
Já Ana Paula Jacques, gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, comentou sobre o foco na diversidade do Brasil incluso no plano: “A brasilidade é o nosso principal diferencial competitivo. Somos muitos Brasis. Cada mercado internacional tem uma leitura de Brasil diferente, exigindo campanhas personalizadas. O sucesso do Plano Brasis é visto como fruto de um esforço coletivo e de cocriação, envolvendo diversos parceiros da iniciativa privada e da sociedade civil, todos remando na mesma direção para transformar o potencial em realidade”. Destacou