8ª edição da Virada da Consciência é lançada em São Paulo com programação diversa e reforço no combate ao racismo no Brasil

Na manhã desta segunda-feira (15) foi realizado em São Paulo o lançamento oficial da 8ª edição da Virada da Consciência. O evento, considerado o  maior festival de Consciência Negra da América Latina será realizado entre os dias 15 e 20 de novembro, em diversos pontos da cidade e contará com cinco dias de atividades culturais, educacionais, esportivas e de lazer voltadas para a valorização da identidade negra e o enfrentamento ao racismo no Brasil.

Na abertura, da coletiva de imprensa, Fernando Freiberger, Diretor Executivo da Ultra  Corporate Bradesco destacou o papel estratégico da diversidade para a instituição:

“Diversidade é um valor relevante para a cultura do Bradesco é não é só apenas a coisa certa a se fazer, é  também uma estratégia que impulsiona a inovação e fortalece negócios. O Bradesco, desde sua fundação há 82 anos, sempre foi um banco de portas abertas, celebrando a pluralidade que está no centro do nosso DNA. E temos um orgulho imenso de mais de 20 anos de parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, que nos ajuda a criar ambientes inclusivos e promover impacto social”, afirmou o executivo.

O evento de lançamento contou com a presença do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente que logo no início de sua fala conduziu um ritual simbólico de saudação a Zumbi dos Palmares e relembrou avanços históricos conquistados nas últimas décadas frente aos convidados.

“Há 25 anos, Zumbi dos Palmares era retratado nos livros escolares como marginal social. Hoje é celebrado como herói nacional, com sua morte transformada em feriado. Essa mudança é fruto da luta coletiva”, destacou.

Ele ainda ressaltou a importância da Virada da Consciência como movimento de transformação:

“Não estamos falando apenas de mais um evento. Estamos falando de movimento, de mudança e de transformação. Essa não é uma luta apenas dos negros, mas sim de todos os brasileiros”, disse.

A coletiva contou com convidados, diretores da Universidade e parceiros institucionais – Crédito Dalton Assis – AC News

Por fim, o reitor ainda agradeceu parceiros institucionais do evento como Bradesco, Coca-Cola, Carrefour e Sesc, reforçando que as conquistas realizadas até aqui só foram possíveis com alianças de longo prazo.

Programação Virada da Consciência 2025

A edição deste ano celebra importantes marcos e amplia a oferta de atividades ao longo deste 5 dias. Confira abaixo a programação: 

25ª edição Troféu Raça Negra – Uma das mais tradicionais premiações do país, que reconhece personalidades negras e aliados da causa. A homenageada de 2025 é a sambista, compositora e deputada estadual Leci Brandão, símbolo de resistência e voz ativa pela educação e igualdade.

12ª Edição do Festival Literário FlinkSampa – Tem como objetivo valorizar a literatura, descobrir talentos, dar oportunidade aos escritores negros, aos que tratam das questões raciais e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros.

6ª Edição da Corrida da Consciência – tradicional prova que une celebração e engajamento social, marcada para ser realizada no Pacaembu em São Paulo.

Congressos de Educação Antirracista e do Samba – Com debates acadêmicos e culturais sobre identidade, resistência e valorização das tradições afro-brasileiras.

Prêmio Jovem de Literatura – Busca revelar e dar visibilidade a jovens autores negros, incentivando a criação de obras inéditas, principalmente no gênero romance, e combatendo a discriminação racial por meio da literatura. 

O inédito Concurso Samba no Pé e a Roda de Samba de Banjeiros e Cuiqueiros – Com celebrações culturais que ampliam o espaço da música e da tradição popular dentro da Virada.

Ao todo, a Virada da Consciência reunirá dezenas de atividades gratuitas em espaços como a Universidade Zumbi dos Palmares, o Sesc e o Espaço Unimed que será palco da 25ª edição do Troféu Raça Negra.

Um movimento coletivo

“A Virada da Consciência não é uma bandeira de negros, é uma bandeira de brasileiros. É um chamado à igualdade, à justiça e ao reconhecimento do valor da população negra para a construção do nosso país”. Destacou o reitor, Dr. José Vicente. 

Com programação intensa e plural, a Virada da Consciência 2025 consolida-se como um dos principais movimentos do calendário nacional, reforçando a importância de manter viva a memória, a luta e a celebração da cultura negra.

Saiba mais sobre a 8ª edição da Virada da Consciência 2025 no site www.viradadaconsciencia.com.br/

Deixe um comentário

Leia também: