Após um longo e difícil período que o setor do turismo atravessou desde 2020 em razão da pandemia da COVID-19. A retomada da ocupação hoteleira em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, apresentou uma ótima notícia para o setor do turismo no pós-pandemia.
Em 2022 a hotelaria em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, registrou um recorde em sua ocupação nos últimos seis anos com uma média anual de 68,19% segundo dados da Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau que desde 2017 realiza esta coleta mensal de dados.
A presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini, explica que a situação do turismo de Balneário Camboriú voltou a se consolidar e isso é visível com o recorde de ocupação hoteleira – o melhor índice dos últimos seis anos (média anual de 68,19%, seguido por 61,86% em 2018, 59,71% em 2017, 55,29% em 2019, 50,73% em 2021 e 37% em 2020). “Foi somada a ocupação do ano de 2022 e comparada com os anos anteriores, registrando o melhor índice dos últimos seis anos”, diz.
Já Margot Rosenbrock Libório vice-presidente de captação de eventos do BC Convention e também hoteleira, pontua que o setor da hotelaria de Balneário está muito satisfeito com o resultado da ocupação do ano de 2022, oficializando a retomada do turismo de lazer pós-pandemia e ainda potencializada pelo turismo de eventos, através do Centro de Eventos Júlio Tedesco, com eventos atraindo mais turistas para a cidade, assim como os novos atrativos turísticos e os já consolidados.
“Tudo isso motiva as pessoas a virem conhecer ou reconhecer Balneário Camboriú, com o alargamento da faixa de areia da Praia Central, todo esse conjunto da oferta turística, além da retomada, com a vontade das pessoas de viajar… tudo isso fez de 2022 um ano histórico na ocupação turística, isso pensando que no início do ano tivemos ainda o impacto da pandemia. Mesmo assim, um ano para ficar na história e esperamos que 2023 seja ainda melhor”, afirma.
“O desejo de viajar depois de tantas incertezas, somado à nossa capacidade de motivar o turista com nossas práticas de bem receber, o olhar atento do poder público, nossas forças de segurança… tudo isso soma com nossa exuberante cidade, nossos equipamentos turísticos e nossa renovada faixa de areia! Tudo isso também despertou nos nossos vizinhos do Mercosul o desejo mais forte de retornar ao nosso destino, com volume mais significativo desde 2017! Acrescenta Dirce Fistarol, vice-presidente da hotelaria do BC Convention.
De olho no Mercosul
Os bons números do setor hoteleiro em Balneário Camboriú, seguem em alta nesta temporada de verão 2022/2023 com uma ocupação média de 90%, em alguns hotéis os números são ainda maior “beirando” os 100% de ocupação – isso se deve ao movimento de turistas de todo o Brasil que estão vindo para a cidade e também dos estrangeiros, de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
“Os turistas estão vindo, com forte procura sejam eles brasileiros e visitantes de todo o Mercosul, e nós seguimos com o trabalho de divulgação de nossa cidade como um destino com atrativos para aproveitar entre sete e 10 dias, com uma praia alargada… uma nova Balneário! E dessa forma, a pessoa não vai querer vir, passar dois dias e ir embora, e sim que queira estar, viver Balneário Camboriú e é um trabalho que precisa ser feito sempre” ressalta a presidente Andrezza.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, vê que o crescimento no movimento do turismo no ano de 2022 está bastante atrelado ao turismo de eventos que movimentou a cidade ao longo do ano e agora na temporada de verão 2022/2023, ele pontua que Balneário mostra todo o seu potencial, com as belezas naturais e a nova Praia Central como ‘carro-chefe. Do dia 1º ao dia 20 de janeiro/2023, chegaram em Balneário mais de 900 ônibus de turismo, e o que nos chamou muita atenção foi que 52% deles eram do Mercosul, entre paraguaios, argentinos e uruguaios, que são hoje os nossos três principais emissores”, informa.
“Os números estão bem positivos, refletem e comprovam a nossa boa ocupação na hotelaria. Estamos atraindo novos turistas, o que é um reflexo da questão do alargamento da praia, da posição da cidade e da divulgação do destino. Temos um planejamento junto ao BC Convention e, além da divulgação em feiras de turismo, também vamos buscar atrair o empresário investidor, assim como o prefeito Fabrício Oliveira fez em Dubai, mostrando os potenciais de Balneário, tendo esse olhar diferenciado, voltado para o business também”, pontua, lembrando que a partir deste ano a Secretaria de Turismo terá agência de publicidade própria, conseguindo assim investir mais em publicidade, e com um orçamento total maior – de R$ 4 milhões para R$ 12 milhões.
“Conseguiremos promover o destino com mídia fora, no Airbnb, Booking, Decolar, dentro de aeroportos, shoppings… Balneário Camboriú estará entrando muito forte em outras localidades, como nunca antes fizemos, de fato nos posicionando”, completa.