Por Dalton Assis
Foi realizado na manhã da última quarta-feira (26) a reinauguração do Distrito Anhembi na zona norte da capital paulista. A entrega ocorreu durante a coletiva de imprensa e contou com a presença de diversos representantes do trade e autoridades municipais, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Batizado como Centro de Eventos Internacional Prefeito Bruno Covas, o novo Distrito Anhembi possui uma área de 400 mil m² e passou por meses de intensos trabalhos de modernização. O espaço é considerado como o maior centro convenções da América Latina.
Totalmente reformulado, o complexo já fechou a realização de 60 eventos até o fim de 2024. De acordo com a diretoria do empreendimento, a expectativa é de que o local se consolide como importante propulsor para a economia de São Paulo, movimentando cerca de R$ 5 bilhões por ano na cidade a partir de 2025.
“Este é um espaço icônico, numa cidade icônica na capital dos eventos da América Latina, e hoje depois de 15 meses de muito trabalho estamos aqui entregando este grande projeto que é o Anhembi. Isso faz com que a cidade fique e seja uma das principais referências para os eventos que não vinham a São Paulo” Destacou o diretor do Distrito Anhembi, Rodolfo Andrade.
Já o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância que o novo Distrito Anhembi trará para economia da cidade e gerando emprego e renda para a população.
“É a realização de um sonho, com a concretização de um projeto que a cidade de São Paulo optou por ter, que é fortalecer as suas parcerias com o privado,sendo uma cidade que consegue atrair investidores, congressos e eventos; tendo o giro da economia positivamente para ampliar a sua receita e investindo esses recursos nas áreas, principalmente, sociais e de infraestrutura da cidade. A gente quer muitos eventos aqui, com os nossos taxistas e os motoristas de aplicativo cheios de corridas, os hotéis cheios, os restaurantes sendo utilizados e os espaços da cidade recebendo essas pessoas”. Afirmou o prefeito.
Novo Distrito Anhembi
Altamente modernizado e atendendo as demandas do mercado, o complexo conta com toda a versatilidade dos espaços, com auditórios, salas modulares, área de convivência, arena multiuso, passarela cultural, halls e pavilhões de exposições com divisórias acústicas, que permitem subdivisões em até cinco pavilhões.
O Distrito Anhembi, conta agora com a gestão da multinacional francesa GL Events, do qual o empreendimento terá a capacidade de receber, simultaneamente, congressos, eventos corporativos, eventos esportivos, festivais, shows, feiras e exposições.
“Esse é o projeto mais ousado do grupo, de maior orgulho, maior empenho, de maior velocidade e com uma expectativa enorme e esse projeto só aconteceu porque é na cidade de São Paulo”, afirmou a diretora Brasil da GL Events, Milena Palumbo. A empresa está em 26 países e tem 60 centros de convenções.
Centro de Convenções
Capaz de comportar grandes congressos nacionais e internacionais,o local foi ampliado de quatro para 24 salas, com a construção de um novo hall modular de 9 mil m², qualificado para receber até 20 mil visitantes.
Auditório Celso Furtado
Com melhorias na iluminação, acústica, climatização, revestimento e segurança, a modernização incluiu a recuperação de mais de 2.500 poltronas. A famosa cúpula do imóvel foi preservada, pintada e terá nova iluminação e projeções externas. O terraço externo foi ampliado e agora oferece um rooftop totalmente funcional para a realização de diversos tipos de ações.
A acústica do teatro, também passou por melhorias, os painéis ripados de madeira foram mantidos e a climatização, atualizada. Foi instalada iluminação de LED, assim como novos camarins, carpetes, ar-condicionado, detectores de fumaça e sistema de proteção contra incêndio.
Praça Central
A nova Praça Central conta com espaços cobertos e ao ar livre, restaurante com capacidade para 700 pessoas e um hall de conexão direta entre o Centro de Convenções e os Pavilhões de Exposições.