Desculpe, não possível recuperar os dados no momento.

Aeroporto de Congonhas (SP) inaugura operação com ônibus elétricos para transporte de passageiros

Primeira frota de ônibus elétrico entra em operação no Aeroporto de Congonhas em São Paulo - Crédito - Divulgação Aena Brasil

 A Aena Brasil inaugurou na última quarta-feira (19) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do país. Destinados ao transporte de viajantes para embarque e desembarque remoto. 

Foram adquiridas dez unidades, que vão operar durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Os novos ônibus elétricos, além de aumentar o conforto dos usuários, é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.

Além de aumentar o conforto dos usuários, a aquisição dos ônibus elétricos é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil. A medida também reflete o compromisso da Aena com a qualidade ambiental da cidade de São Paulo. 

A acessibilidade está no foco dos ônibus elétricos. Os veículos contam com piso baixo para embarque e desembarque facilitados nas três portas e sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Em termos de autonomia, os novos ônibus elétricos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até 3 horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso. Os novos veículos que passam a operar no Aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a TEVX Higer. 

A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente”, afirma o  diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena,  Marcelo Bento Ribeiro.

“Estamos muito felizes com essa parceria e que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Um projeto no qual oferecemos veículos inovadores e sustentáveis, além de uma solução completa em mobilidade elétrica, com todo o suporte para implantação e operação da infraestrutura. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas”, destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Deixe um comentário

Leia também: