Assalto na Avenida Paulista: Filme retrata como foi o maior assalto a banco na história do Brasil

Por Dalton Assis

Ocorreu na noite de terça-feira, (23) no Cine Marquise, no Conjunto Nacional em São Paulo a pré-estreia do filme Assalto na Avenida Paulista. O evento contou com a presença em peso da equipe que produziu o filme, atores, diretores e convidados.

Baseado em fatos reais, o longa-metragem foi inspirado no assalto à agência 0262 do Banco Itaú na Avenida Paulista, centro financeiro do país, o crime ocorreu num final de semana entre os dias 27 e 28 de agosto de 2011. 

Na ocasião, uma quadrilha quebrou os vidros do banco num sábado a noite por volta das 23:45 passaram 10 horas dentro da agência e roubaram cerca de 170 cofres particulares localizado no subsolo, gerando um prejuízo estimado de quase  500  milhões de reais  o que tornou este crime no maior assalto à banco já realizado na história do Brasil superando inclusive o assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza (CE), ocorrido em 2005.

Porém, o mais intrigante deste caso é que após uma semana, poucos clientes prestaram queixa num indicativo de que a maioria dos cofres continha bens não declarados oficialmente, já o Banco Itaú na época se recusou comentar sobre o caso.

Enredo

Os personagens desta trama, foram totalmente ficcionados, assim como os fatos e encadeamento das ações, porém a forma como os bandidos conseguiram driblar o esquema de segurança do Banco e a polícia foram mantidos aos eventos reais.

Este assalto literalmente “cinematográfico” vai muito além do que um filme de ação, ela visa mostrar, a logística minuciosamente planejada, como se deu a articulação entre os assaltantes durante o processo de entrada no banco, como os cofres particulares foram sendo arrombados e, finalmente, como aconteceu a fuga.

“Buscamos compor a quadrilha como um retrado do povo brasileiro, há homens, mulheres, negros, indios, nordestinos, sudestinos, tem o lider da quadrilha que é rico, uma garota que vem da elite baiana que fugiu de casa. Com isso, o filme acaba tocando em diversos aspectos e cria uma atmosfera simbólica desta luta de classe no Brasil” . Disse, Flávio Federico, diretor do filme 

Os atores Bianca Bin e Érico Leão – Crédito Dalton Assis

Assalto na Paulista  foi montada de maneira cronológica, interrompida pelos flashbacks dos personagens e por elipses na ação. Através desta linha narrativa o filme revela os dramas pessoais e a deterioração das relações humanas deste grupo durante esta noite no interior do banco e nos dias subsequentes. 

“Além de muita ação o filme  também possui um arco muito dramático de um homem que perde sua esposa grávida e encontra na personagem Leonia uma filha adotiva que ele substitui essa filha que nunca teve, é um Bonnie e Clyde, só que pai e filha”  Conclui Eriberto Leão, ator que interpretou o personagem principal Rubens. 

Sinopse 

Rubens, um poderoso bandido do interior paulista, resolve dar um último grande golpe com a ajuda da sua filha adotiva Leônia, que fugiu da Bahia depois de ser estuprada pelo seu verdadeiro pai.

Mas nem tudo saiu conforme o planejado durante o assalto aos cofres particulares de um banco na  Avenida Paulista, coração de São Paulo. Rubens e Leônia só vão encontrar os seus verdadeiros destinos, ao desovar os frutos deste  assalto no Paraguai, onde ambos entram em crise com os próprios valores existenciais.

Confira  o Trailer 

Produzido pela Kinoscópio Cinematográfica, “Assalto na Paulista” estreia nos cinemas nesta quinta, 25 de agosto econta com o elenco de Eriberto Leão, Bianca Bin, Tales Jaloretto e entre outros com direção de Flávio Frederico e  roteiro de Marisa Pamplona, com distribuição da O2 Play.

Deixe um comentário

Leia também: