RIO DE JANEIRO (RJ) – A cidade de Bariloche, um dos destinos preferidos pelos brasileiros, marcou presença na 52ª edição da ABAV Expo realizada no Riocentro entre 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro. Em entrevista à AC News, a representante da Emprotur Bariloche, Martina Gelardi, destacou o bom momento do destino argentino e apresentou as novas estratégias de promoção voltadas ao mercado brasileiro — especialmente para atrair visitantes durante o verão.
Bariloche recentemente encerrou a temporada de inverno 2025 com um aumento de 13% no número de turistas brasileiros em relação ao ano anterior. Para Martina, o resultado reflete a força do destino e o desejo dos brasileiros em vivenciar a neve e as montanhas patagônicas. “Os brasileiros ainda têm o sonho de conhecer a neve. Bariloche segue sendo um destino de desejo no coração do público do Brasil”, afirmou.
A executiva também destacou a importância do relacionamento próximo com o trade brasileiro. “Estamos muito felizes com as reuniões que fizemos durante a ABAV Expo e com o interesse dos agentes e operadoras. Sempre buscamos ter um carinho e uma atenção especial com todo o trade turístico brasileiro porque são eles que ajudam a vender Bariloche no país”, completou Martina.
Bariloche um destino para o ano inteiro
Durante a ABAV Expo, o foco da Emprotur foi reforçar a imagem de Bariloche como destino de natureza e experiências durante todo o ano. “Todo mundo lembra de Bariloche no inverno, mas poucos imaginam como o verão é encantador. Os brasileiros que conhecem Bariloche nessa estação dizem que é até mais lindo”, compartilhou Martina.
Entre as atividades de destaque para o verão, estão os passeios de barco pelo Lago Nahuel Huapi, mini trekkings até cachoeiras escondidas dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi e experiências gastronômicas em meio à natureza — prova de que a cidade é um destino completo para quem busca aventura, relaxamento e boa gastronomia.
Festival gastronômico e presença brasileira
Outra novidade apresentada foi a 12ª edição do Festival “Bariloche a La Carta” (BALC), principal evento gastronômico da cidade, realizado entre 6 e 13 de outubro. E que pela primeira vez, o festival contou com um chef brasileiro convidado: Eudes Assis, do interior de São Paulo, escolhido em parceria com a Abrasel. “Ele é uma verdadeira estrela. Ficamos muito felizes com essa integração cultural entre Brasil e Argentina”, disse Gelardi.
ABAV como vitrine estratégica
A representante reforçou a importância da ABAV Expo como um evento “obrigatório” no calendário de Bariloche. “A feira é estratégica para nós. O público do Rio e de São Paulo representa as duas cidades que mais viajam para Bariloche. Mesmo sem voo direto do Rio, o interesse é enorme. Estar aqui é essencial para fortalecer nossa presença e ampliar as conexões com o mercado brasileiro.”
Com o olhar voltado para o futuro, a Emprotur planeja continuar investindo em campanhas, parcerias e promoções conjuntas com operadoras e agências do Brasil. “Queremos que Bariloche seja lembrada não apenas como o destino da neve, mas como o lugar onde a natureza surpreende o ano inteiro.”. Finaliza Martina Gelardi.
A AC News viajou a convite da ABAV Nacional para a cobertura do 52ª ABAV Expo no Rio de Janeiro