Com as constantes quedas da moeda americana na bolsa de valores brasileira e sua desvalorização frente ao real já refletem no setor de turismo. De acordo com a ABAV Nacional esta queda tem estimulado a procura por viagens internacionais e pode acelerar os planos de quem já se organizava para viajar, principalmente nas férias de verão.
Desde o início de 2025 o dólar acumula, uma perda de 14,25% e fechou, na última terça-feira (15), no menor patamar em mais de um ano, cotado a R$ 5,29. Segundo a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, as agências de viagens já percebem o aumento do interesse de turistas para destinos internacionais.
“Há uma corrida por pacotes para aproveitar o câmbio baixo. Por isso, há, com certeza, uma tendência de aquecimento do setor. Neste cenário, os agentes de viagens são ainda mais importantes, pois orientam o turista sobre roteiros, condições disponíveis e o melhor momento para compra”, destacou Ana Carolina.
A executiva reforçou ainda, que a queda do dólar incentiva a realização de sonhos dos viajantes e também favorece o planejamento das próprias agências de viagens, que lidam com uma gestão financeira complexa e altamente sensível às oscilações cambiais. “Essa redução no valor da moeda ajuda na previsibilidade e na organização dos negócios, trazendo ainda mais estabilidade para o setor”, afirma.
Para a ABAV Nacional, este é um bom momento para aproveitar o dólar em baixa e concretizar planos, sempre com o apoio de agentes de viagens especializados. Os profissionais têm como foco orientar, planejar e organizar todos os detalhes da experiência do turista, garantindo segurança, economia e aproveitamento máximo das oportunidades proporcionadas pelo câmbio favorável.






