Uma plataforma voltada para captar o perfil dos clientes e, assim, oferecer experiências personalizadas em um destino e desenvolvido por estudantes do curso de Turismo da Unioeste foi o vencedor da 13ª edição do Hackatour Cataratas.
Com o Sistema Turístico de Experiência para Lugares e Atrativos (Stela) os autores do projeto, Otávio Batista, Júlia Sobral, Gabriel da Silva e Tainá Bueno, além de Rodrigo Matias, que integrou a equipe remotamente, venceram a maratona tecnológica que ocorreu durante os dias 1 a 3 de novembro na UniAmérica Descomplica, em Foz do Iguaçu (PR).
O grupo, além de receber R$ 5 mil em dinheiro e uma viagem nacional, terá a oportunidade de acelerar suas ideias com o apoio do Sebrae e do Itaipu Parquetec, além de participar do Salão de Tecnologia e Inovação do Festival das Cataratas, que ocorre em junho de 2025.
Segundo Júlia Sobral, a intenção agora é aprimorar o projeto com a integração de uma assistente virtual para recomendar os melhores lugares de acordo com os gostos pessoais dos usuários. “Esperamos muitas conquistas para o futuro”, afirmou. Esta foi a primeira vez que o grupo participou de um hackathon, essa modalidade de maratona.
Em segundo lugar ficou o grupo New Destiny, composto por Lucas de Oliveira This, Thalia Josieli dos Santos Arevolos e Phelipe Raphael dos Santos. Como prêmio, eles receberão R$ 3 mil e um tablet Samsung A7 Lite.
Já na terceira colocação, ficou o grupo “Trip & Tour Connect”, com os integrantes Sabrina Taina dos Santos, João Pedro Martins, Ellen Lopes e Débora Czaban. As três equipes melhores classificadas também receberão convites para jantar no Rafain Churrascaria Show.
Avaliação positiva
Para Mayara Angeli, presidente do Instituto IDESTUR, o que mais se destacou nesta edição foi o empenho dos participantes e a capacidade de assimilação dos conteúdos transmitidos pelos palestrantes e mentores. “A dedicação e o comprometimento de todos foram determinantes para o sucesso desta edição”, comentou.
A coordenadora do evento, Elaine da Luz, ressaltou que o Hackatour foi uma experiência incrível e única, que reuniu mentes criativas e apaixonadas pela inovação em turismo. “Durante essas 50 horas intensas de maratona, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e colocar em prática ideias inovadoras, participando de oficinas e sessões práticas que nos inspiraram e desafiaram a cada momento”, destacou.
Elaine também mencionou que “o Hackatour não é apenas uma competição; é um espaço de transformação e aprendizado que fortalece o turismo e impulsiona novas perspectivas para o setor.”
O trabalho dos mentores foi um diferencial do evento. Para Tainá Bueno, integrante da equipe vencedora, essa ajuda foi essencial. “Só conseguimos definir realmente o que iríamos fazer hoje (domingo). Dois mentores nos ajudaram a expandir nossa visão e deram uma direção para nós”, acrescentou.
Sobre o Hackatour Cataratas
O Hackatour Cataratas é organizado pelo IDESTUR (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos) e realizado em parceria com o Sebrae Startups, Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional. A iniciativa é patrocinada pelo Fundo Iguaçu e conta com apoio estratégico do Summit Tour 5.0, Festival das Cataratas, Grupo Cataratas e Descomplica UniAmérica. Além disso, instituições acadêmicas como UFPR, Unioeste, Unicentro, IFPR e UTFPR também colaboram com o evento.
A próxima edição do evento está prevista para ocorrer em abril de 2025.