Exposição A Arte da Alma no Farol Santander São Paulo, retrata a história da tatuagem no Brasil

Por Redação

O Farol Santander, localizado no Centro Histórico de São Paulo, inaugurou no último dia 11 (Sexta-feira) a exposição inédita Arte da Alma – história da tatuagem no Brasil. A mostra é uma homenagem ao artista tatuador brasileiro, destacando as variedades e evolução dos estilos de tatuagem ao longo do tempo.

Com a curadoria de Antonio Curti da AYA Studio, a exposição possui mais de 120 obras, entre objetos, pinturas e esculturas realizadas por 90 tatuadores essenciais à história; Grande parte dos trabalhos exibidos foram produzidos exclusivamente para o evento.A exposição ocupa toda a galeria do 19º andar, ficará em exibição até 12 de novembro (domingo).

Em parceria com o o Museu da Tatuagem, em São Paulo, do artista Polaco Tattoo, que possui diversos itens e artefatos significativos para a história da tatuagem em território nacional. a mostra apresenta duas raras pinturas históricas e originais do primeiro tatuador do Brasil, ‘Lucky’, um marinheiro dinamarquês que chegou ao país há mais de 60 anos, trazendo consigo o primeiro maquinário elétrico para tatuar.  

É uma enorme satisfação exibir essa exposição no Farol Santander. O Brasil é o nono país com maior número de pessoas com tatuagem no mundo, com 30% de sua população tatuada e, desses cidadãos, cerca de 75% têm mais de uma expressão marcada no seu corpo. São dados impressionantes e a  tendência é aumentar cada vez mais” comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.

No espaço totalmente interativo, o visitante poderá conferir, por meio de projeção, como ficaria seu corpo transformado em uma tela viva de arte. Ao se posicionar, o público verá a cada 30 segundos, projeções virtuais com os estilos de tatuagens abordados na mostra.Trechos de entrevistas com diversos tatuadores são exibidos em formato de looping em duas telas, das quais, projetam como serão o futuro das tatuagens e as novas técnicas que estão por vir.

“A construção social da tatuagem para o que se tornou nos dias de hoje é devido ao incansável e intenso trabalho de artistas que quebraram barreiras e preconceitos por acreditar na arte. Se nos dias de hoje é possível exibir a arte corporal de forma livre, deve-se reconhecer que esta é uma vitória daqueles que lutaram por décadas para que a tatuagem fosse devidamente reconhecida.”, comenta Antonio Curti, curador.

A tatuagem no Brasil

A tatuagem contemporânea no Brasil tem seu início em meados do século XX com as embarcações de marinheiros estrangeiros e a imigração de artistas que buscavam uma vida melhor no país.

Desde o início, a arte corporal sofreu diversos preconceitos e atuou como uma grande força da contracultura e, aos poucos, foi quebrando este estigma e sendo aceita na sociedade como uma forma de arte com valor pessoal.

Essa prática universal transcende e assume um profundo significado filosófico. Como uma tela viva, a arte serve como um reflexo tangível da individualidade, crenças e narrativas pessoais, tornando-se um poderoso meio de auto expressão e permitindo que os indivíduos gravem seus valores, experiências e aspirações em sua própria pele. Abraçando as tradições consagradas e a inovação contemporânea, a tatuagem desafia as percepções e ressoa com a essência do ser humano, como a única arte da alma.

Serviço: Arte da Alma – história da tatuagem no Brasil


Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 11/08/2023 a 12/11/2023

Site: www.farolsantander.com.br

Telefone: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação Livre

Rede Social

Instagram: @farolsantander

Deixe um comentário

Leia também: