Farol Santander exibe exposição inédita do artista catalão Sergi Cadenas em São Paulo

Por Dalton Assis

O Farol Santander, espaço que reúne cultura, lazer, turismo e gastronomia, localizado no centro de São Paulo, recebeu no dia 30 de setembro a exposição internacional do artista Sergi Cadenas. Intitulada A Imagem Expandida é a primeira mostra na América Latina do artista natural de Girona, região da Catalunha (Espanha).

Cadenas é autodidata e trouxe 6 obras com pinturas tridimensionais feitas com oléo sobre tela e que ganham vida conforme o movimento que o visitante faz em frente a obra. Para gerar esse efeito no público, o artista produziu dois retratos diferentes em uma única pintura, usando faixas verticais rígidas para fazer essa transformação. Com isso, as peças mudam de perspectiva à medida que o visitante da exposição caminha em frente à tela, de um lado para o outro.

 Cada obra é um retrato independente, mas ao parar no centro da imagem, remete a ideia de que há uma terceira pintura. Essa escola artística, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente do século XX que tem como característica principal a utilização de elementos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar essa impressão. 

“Sergi Cadenas renuncia explicitamente à figura estática do espectador clássico: suas pinturas tridimensionais não podem ser vistas, literalmente, de um único ponto de vista. Além disso, somente um espectador em movimento pode perceber um espaço em mudança e, por fim, uma imagem ampliada. Pintor ou escultor? É evidente que a graça está em manter a questão em aberto”, analisa o crítico de arte e curador espanhol Eudald Camps.

O artista Sergi Cadenas – Crédito Dalton Assis

Ao todo, o artista trará a São Paulo seis telas com dimensões de 120 x 120 cm. Cinco serão exibidas no Farol Santander São Paulo e uma sexta ficará na estação Trianon-Masp (linha 2 – verde do metrô).

Uma breve reflexão sobre a vida

Uma das características mais interessantes desta exposição é a abordagem que Sergi Cadenas faz em três de suas seis obras sobre o processo natural de todo ser humano, o envelhecimento, por exemplo, o artista utiliza como inspiração uma avó e sua neta, capturando a relação afetuosa de ambas. Em outra, o artista retrata uma criança de cinco anos, amiga de sua família, em contraponto com sua tia de noventa e cinco de idade. E a terceira mostra o retrato de um homem evoluindo da juventude à maturidade.

Outro destaque está na obra em que Marilyn Monroe se transforma em Albert Einstein mesclando o conceito de beleza e inteligência destes dois grandes ícones. Além disso, há um quadro com uma figura humana que se sobrepõe transformando-se em um esqueleto, com a ideia, segundo o autor, de que todos somos fisicamente semelhantes em nosso interior.

Sobre Sergi Cadenas 

Sergi Cadenas nasceu em Girona, em 1972. A sua família sempre esteve associada à arte, mas neste caso, a trabalhos com ferro. Cadenas é um artista vocacional cuja criatividade segue as suas próprias instalações autodidatas.

A experimentação proporcionou a ele uma linguagem visual própria. Em suas obras mais recentes, as pinturas a óleo tridimensionais variam de acordo com a perspectiva do espectador, introduzindo uma dimensão cinética e sugestiva de nossa visão da realidade.

Aos 16 anos, começou a trabalhar na oficina de seu pai, e cinco anos depois já a administrava. Seu desenvolvimento artístico sempre esteve ligado ao mundo artesão. Estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona, e mesmo sendo um pintor habilidoso, nunca estudou desenho – o que o faz autodidata.

Atualmente, ele é responsável pela Ferros d’Art Cadenas, a empresa familiar, que é conhecida em Girona e existe há quase dois séculos. Desde que os seus antecessores se mudaram para lá, na primeira metade do século XIX, a fundição tem sido uma parte essencial da história cultural e arquitetônica da cidade. O bisavô de Sergi, Nonito, colaborou com o arquiteto Rafael Masó, e seu trabalho em ferro forjado pode ser visto em várias construções suas.

Entrevista – Exposição A Imagem Expandida

Sobre a exposição:

Onde: Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 30/09/22 (sexta-feira) a 08/01/23 (domingo)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Obra exposta no metrô: Estação Trianon-Masp (linha 2, verde – 04h40 às 0h22)

Deixe um comentário

Leia também: