Farol Santander São Paulo celebra legado de Emanoel Araújo com a exposição inédita embates construtivos

Exposição Emanoel Araújo – Embates Construtivos - Crédito Dalton Assis - AC News

O Farol Santander São Paulo abre ao público, a partir de 7 de novembro, a exposição Emanoel Araújo – embates construtivos, que reúne mais de 70 obras do artista baiano, considerado um dos grandes nomes da arte brasileira e um dos principais responsáveis pela valorização da memória e estética afro-brasileira no país. 

A mostra, instalada na galeria do 24º andar do centro cultural, apresenta xilogravuras, serigrafias, cartazes, esculturas e peças inéditas, provenientes de acervos institucionais e coleções particulares, incluindo a Coleção Santander Brasil.

Com curadoria de Fábio Magalhães e expografia de Haron Cohen, a exposição faz um percurso retrospectivo pela obra multifacetada de Emanoel Araújo  artista, pesquisador, curador e gestor cultural, que esteve à frente de instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu Afro Brasil, rebatizado em sua homenagem após seu falecimento.

“Sua linguagem, descrita por Jorge Amado como “lúdica e popular”, evocava os ritmos da capoeira e as festividades religiosas da Bahia. Ao incorporar referências da ancestralidade africana ao vocabulário construtivo, Emanoel abriu novos caminhos para a arte brasileira, dialogando com nomes como Rubem Valentim e consolidando uma poética de grande coerência e força simbólica”; analisa o curador Fábio Magalhães.

As obras exibidas evidenciam a profundidade de sua pesquisa visual, marcada pela influência das matrizes africanas, pela abstração geométrica e pela construção de uma linguagem própria, que une rigor formal e ancestralidade. As cores intensas, as formas estruturais e o diálogo com a arte popular e religiosa da Bahia aparecem como elementos centrais dessa narrativa estética.

Exposição Emanoel Araújo – Embates Construtivos – Crédito Dalton Assis – AC News

“Essa exposição homenageia uma personalidade que, além de seu trabalho artístico, foi fundamental no fortalecimento da cultura nacional”, afirma Bibiana Berg, Head Sênior de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander.

Entre os destaques estão a escultura sem título em madeira policromada, da década de 1990, pertencente à Coleção Santander, a obra Homenagem à Louise Nevelson (1998), da Pinacoteca, além da série de gravuras Bahia e do conjunto de esculturas em madeira Navio, que representa a fase contemporânea do artista.

Exposição Emanoel Araújo – Embates Construtivos – Crédito Dalton Assis – AC News

Nascido em 1940, em Santo Amaro da Purificação (BA), Emanoel Araújo construiu uma carreira de mais de seis décadas entre a arte, a preservação da memória e a gestão cultural. Fundou o Museu Afro Brasil em 2004, instituição referência na preservação, pesquisa e difusão do patrimônio afro-brasileiro. Sua trajetória inclui participações em bienais, prêmios internacionais e exposições em grandes museus brasileiros e estrangeiros.

A mostra permanece aberta até 22 de fevereiro de 2026.

Serviço – Exposição Emanoel Araújo – embates construtivos

Abertura ao público: 7 de novembro de 2025
Período: 7/11/2025 a 22/2/2026
Local: Farol Santander São Paulo – Galeria do 24º andar
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 20h
Ingressos: R$ 45,00 (inteira) / R$ 22,50 (meia)
Vendas: farolsantandersaopaulo.com.br ou bilheteria local

Deixe um comentário

Leia também: