Farol Santander São Paulo exibe exposição em homenagem aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil

Por Redação

Em celebração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, o Farol Santander em São Paulo, inaugurou na última sexta-feira (18) a exposição inédita Arigatôbrigado Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas. A mostra expressa o sentimento de gratidão ao abordar as mútuas e múltiplas influências entre essas duas culturas por meio das artes visuais.

Em cartaz na capital paulista, local onde concentra-se a maior população de origem japonesa fora do Japão, estará em exibição  Em exibição até 20 de novembro (segunda-feira), a exposição ocupa toda a galeria do 20º andar, com mais de 70 obras.

Com curadoria de Ana Cristina Carvalho (in memorian) e Carlos Augusto Mattei Faggin, a mostra apresenta obras de artistas japoneses reconhecidos no Brasil e figuras essenciais para a história da arte nipo-brasileira. É o caso, por exemplo, de alguns ceramistas japoneses que imigraram nas décadas de 1940-60 e se estabeleceram no interior e nos arredores de São Paulo. 

Na ilustração das cerâmicas, artistas como Ioitiro Akaba contam em detalhes a história da viagem de vinda e a chegada ao país. Contextualizando ainda mais essa rica história, a exposição exibe autênticos kimonos feitos especialmente para a longa jornada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. A coleção desses itens pertence ao Museu Histórico de Imigração Japonesa.

“O amor do Brasil pelo Japão está expresso não apenas no fato de ser o país com a maior comunidade japonesa fora da terra do sol nascente, mas também pela influência nos hábitos culinários, nas artes, no esporte e nas manifestações culturais. Aqui vale um destaque para o bairro da Liberdade, nome que simboliza uma nova condição para os imigrantes em um país cuja idade permitiu certo desapego à formalidade tão presente na sua cultura milenar.”; comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.

Pinturas, esculturas, gravuras e objetos produzidos por japoneses imigrantes e seus descendentes mostram a participação de seu estilo singular na produção cultural brasileira e também a formação de grupos como o Seibi, de 1935, que teve como integrantes os artistas Manabu Mabe, Takaoka e Fukushima, entre outros.

“Dentre as cerca de 70 obras expostas, o maior conjunto pertence à Coleção Santander Brasil, que se destaca pelo seu acervo de arte japonesa. Cabe também registrar aqui os agradecimentos à Pinacoteca do Estado de São Paulo, ao Museu de Arte Osório César, aos ceramistas Mieko Ukeseki, Shoko Suzuki, Kimi Nii e, especialmente, ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Com esse sentimento de gratidão, esperamos que todos os visitantes à mostra Arigatôbrigado do Farol Santander, possam se inspirar, participando do diálogo entre essas duas culturas.”; comenta Carlos Augusto Mattei Faggin, curador da mostra.A História da Imigração Japonesa.

A história da imigração japonesa no estado sinaliza, desde os primeiros anos de 1900, o impacto dessa comunidade em nossa sociedade de maneira geral. Ao longo dos anos, com a vinda de mais imigrantes e a miscigenação, chegaram novos hábitos para o nosso país, e os japoneses também assimilaram o nosso cotidiano.

Os sinais dessa troca de hábitos culturais podem ser percebidos até hoje em inúmeras manifestações e expressões culturais, que revelam histórias de luta para adaptar-se a um país tão diferente e tão distante de casa. Muito rica, portanto, é a fusão das culturas – japonesa e brasileira –, principalmente ao desvendar segredos guardados por um Japão isolado do mundo até 1850.


Serviço:

Arigatôbrigado Arte Japonesa no Brasil / Culturas Conectadas


Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 18/08/2023 a 20/11/2023

Site: www.farolsantander.com.br

Telefone: (11) 3553-5627 Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada) Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp

(vendas também na bilheteria local)

Classificação Livre

Rede Social

Instagram @farolsantander

Deixe um comentário

Leia também: