Farol Santander São Paulo exibe exposição imersiva sobre o universo das artes e luzes

Por Redação

Estreia nesta sexta-feira 2 de fevereiro, no Farol Santander São Paulo a exposição Smart Lights – luzes inteligentes que aborda uma incrível viagem pelo universo da arte luminosa, com obras inéditas e outras que já passaram pelo cenário artístico, todas destacando a luz como elemento principal.

Sucesso em Porto Alegre/RS a exposição é concebida pelo Instituto URBE, com a curadoria de Felipe Brait e Julia Borges Araña, a mostra é é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil e ficará em cartaz até dia 5 de maio de 2024.

“Inédita, a mostra proporciona uma imersão no fascinante mundo da light art, com obras e artistas que já percorreram o circuito artístico internacional e têm a luz como fonte primária de suas ativações poéticas. Seja por meio da interatividade ou da imersão, nessa exposição a luz assume diferentes dinâmicas de expressão, proporcionando uma experiência estética e sensorial única”, comenta a vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil, Maitê Leite.

As Sete obras selecionadas exibidas na exposição remetem uma abordagem singular, de artistas como Anaisa Franco, Estúdio Guto Requena, Leandro Lima, Modular Dreams, Motta & Lima, Raquel Kogan, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios.

Uma das propostas centrais desta mostra é a ideia de arte participativa. Aqui, a obra de arte não é um objeto estático, mas algo que se realiza no espaço e no tempo, por meio da interação ativa ou ativada do espectador. Ao proporcionar um ambiente repleto de estímulos ópticos, os artistas convidam o público a se envolver e se tornar parte integrante da obra. Os visitantes são encorajados a explorar, experimentar e interagir com as instalações luminosas, desencadeando, assim, novas camadas de significado, emoções e possibilidades de interpretação”, explicam os curadores da exposição,  Felipe Brait e Julia Borges Araña.

Os artistas e suas obras

A mostra apresenta a obra imersiva inédita site-specific Reversa de Sabrina Barrios, que usa luz e símbolos geométricos para criar uma pirâmide invertida simbolizando o feminino. Suspensa no espaço expositivo, o trabalho insere o público em uma esfera tecnológica, ao mesmo tempo em que simula conexões ancestrais por meio de códigos e glifos. 

Já a peça Arco-íris, feita pela dupla Motta & Lima, é composta por luzes primárias cadenciadas numa medida capaz de formar as sete cores visíveis do arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente. O deslocamento, em velocidade, dessa fonte cria, através da persistência da luz na retina do observador, um arco suspenso no espaço.

Para quem procura uma experiência interativa, a criação Dreamdeck da dupla Modular Dreams, traz um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades, que também funciona como um mobiliário. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo interativo, acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs disposta sob a obra.

Na Travessia, de Leandro Lima, é uma escultura luminosa automatizada, constituída por uma longa peça em madeira formada por uma estrutura vertebral conectada a uma quilha central, a obra é composta por dezesseis braços articulados que reproduzem movimentos que remetem ao exercício de remadas em uma embarcação. 

Já o trabalho Banco das Emoções, do Estúdio Guto Requena, é um mobiliário interativo onde os participantes podem se sentar e sentir o coração do outro em tempo real. Com sensores especialmente posicionados, a frequência cardíaca é transmitida por meio de efeitos luminosos e vibrações aplicadas.

Anaisa Franco convida o público a explorar seu trabalho Expanded Íris da qual trata de um universo lúdico, onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções fazem parte da vivência artística, escaneando a íris do usuário e a mescla com galáxias e nebulosas.

A instalação interativa site-specific e exclusiva chamada Piscinão, de Raquel Kogan e Rejane Cantoni, ocupará o Hall de entrada do Farol Santander São Paulo, proporcionando uma experiência sensorial imersiva que transporta os participantes para um universo líquido e onírico. A obra é formada por dispositivo óptico de escala arquitetônica, concebido para reagir à presença e aos movimentos dos visitantes. 

Serviço:

 Exposição Smart Ligths – luzes inteligentes

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 02/02/2024 (sexta-feira) a 05/05/2024 (domingo)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada) 

Compra online:  https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre

Funcionamento durante o  Carnaval:

10/02 Sábado: aberto

11/02 Domingo: aberto

12/02 Segunda: fechado

13/02 Terça: fechado

14/02 Quarta: aberto após o meio-dia

Deixe um comentário

Leia também: