Galo da Madrugada retorna a São Paulo nesta terça de Carnaval celebrando a vida e o frevo

Por Redação

A Oficina, consagrada produtora na realização de cinco grandes blocos de Carnaval de Rua de São Paulo, festas temáticas, espetáculos e eventos corporativos, apresenta, nesta terça-feira de carnaval (21 de fevereiro), o desfile do bloco Galo da Madrugada

Após sucesso em sua estreia na capital paulista, em 2020, com cerca de 500 mil pessoas, o tradicional bloco de Recife (PE)  se concentra próximo ao Obelisco do Ibirapuera, às 9h, e segue em cortejo pela Avenida Pedro Álvares Cabral a partir das 10h.

De Recife à São Paulo: o retorno do Galo da Madrugada

Neste ano, com o  tema Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas, o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo pelo Guinness Book, promete marcar o seu retorno ao Carnaval de Rua com muita folia e celebração à cultura pernambucana.

 Após dois anos de pandemia, neste carnaval, o bloco deseja, em primeiro lugar, valorizar a vida e a possibilidade de respirar o clima carnavalesco novamente. Sem deixar a sua essência de lado, o desfile se embala pelo Frevo, patrimônio cultural de Pernambuco e do Brasil, e homenageia o centenário de um de seus fundadores: Enéas Freire.

O trio elétrico da festa será comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do bloco, e uma banda de 10 músicos. Uma das atrações do desfile de 2020, o cantor reúne em seu repertório clássicos da música regional e nacional, incluindo Frevo Mulher (Zé Ramalho), O Homem da Meia Noite (Alceu Valença), Pagode Russo (Luiz Gonzaga) e País Tropical (Jorge Ben Jor), Nas Ondas do Desejo e Arreia a Lenha (Almir Rouche), Cometa Mambembe (Carlos Moura); Vassourinha (Matias da Rocha) entre outros sucessos. O bloco também contará com as participações especiais de Cinthia Barros e João Felix.

Tradição Nordestina

Presente nas ruas de Recife desde 1978, é em São Paulo que o Galo da Madrugada encontra a sua segunda casa e ajuda a contar a história do carnaval do Brasil. Os famosos clarins dão as boas-vindas ao Carnaval 2023, seguidos por um abre-alas composto por 8 palhaços.

Para exaltar a cultura popular, diferentes elementos resgatam as raízes de Pernambuco e transformam a maior capital do país em uma explosão de cores. Neste ano, dois grupos de Maracatu, manifestação do estado que envolve música e dança, apresentam-se, em que, juntos, somam 30 batuqueiros. Com as famosas sombrinhas, 23 passistas de Frevo agitam a folia por meio de um dos principais ritmos e danças do carnaval brasileiro. Os símbolos do bloco também desembarcam na cidade: duas esculturas de galo com 2,90 de altura e 20 galinhos.

O folclore ainda marca presença no Galo da Madrugada ao trazer dois Caboclos de Lança, figuras atreladas ao Carnaval e ao Maracatu Rural. Outras celebrações que transformam o desfile em uma experiência são os Caboclinhos, grupos populares de representação da cultura indígena, e o grupo paulistano Cia Brasílica, que leva frevo e diferentes montagens à cidade.

Em Recife, o Galo da Madrugada realiza a sua 44ª edição no dia 18 de fevereiro, tradicional Sábado de Zé Pereira. Com o mesmo tema de São Paulo, o bloco sai pelas ruas do centro da capital pernambucana em um percurso total de 6,5 km.

Sobre Galo da Madrugada:

Criado em  4 de fevereiro de 1978, por cerca de 75 pessoas fantasiadas de almas penadas que percorriam as ruas do bairro de São José, área central do Recife em Pernambuco. Com seus sacos de confetes e serpentinas, elas foram acompanhadas por uma orquestra de Frevo composta por 22 músicos. Nascia assim o Clube das Máscaras, o Galo da Madrugada, que despertava antes do comércio, ao nascer do sol.

Conheça mais sobre a história do Galo da Madrugada no site abaixo:

http://www.galodamadrugada.com.br/historia-br/

Serviço:

Bloco Galo da Madrugada

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral (próximo ao Obelisco do Ibirapuera)

Quando: 21 de fevereiro (terça-feira)

Horários:

9h: CONCENTRAÇÃO

10h às 14h: DESFILE PELA AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL (DO OBELISCO DO IBIRAPUERA ATÉ O MONUMENTO ÀS BANDEIRAS)

Realização: Galo da Madrugada e Oficina

Entrada Franca

Deixe um comentário

Leia também: