Hotelaria Paulista atinge recorde histórico com ocupação média de 60% em dezembro de 2023

Por Redação

Após uma relativa queda nos indicadores de novembro, o desempenho da rede hoteleira paulista fechou o mês de dezembro de 2023 como positivo. É o que afirma a Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, realizada mês a mês pela ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis)

Além disso, a 42ª edição da pesquisa apresentou também uma análise do fechamento do ano, no qual, destacou um recorde histórico desde o início desta série, em julho de 2020  no indicador Diária Média.

Segunda a pesquisa a Diária Média demonstrou alta em quase todas as Microrregiões Turísticas (MRTs) do estado chegando a um valor de R$427,93 durante o mês de dezembro de 2023.

Apenas a MRT Vale do Paraíba Serras registrou queda em relação à novembro/23. Isso mostra a informação de recorde deste indicador em dezembro/23 quando comparado ao mesmo período de dezembro de 2022 na qual a alta foi de 22,71%.

Já a taxa de ocupação em dezembro  foi de 55,29%, apresentando uma queda de 16,16% no estado.  O indicador caiu em 9 MRTs e aumentou em 5% comparado com novembro/23. Fato natural, pois em dezembro, historicamente, a demanda é menor em relação a novembro. Porém, se comparado a dezembro/22, este indicador apresentou uma boa alta de 4,22%.

Por fim, o RevPar (Indicador usado no setor de hotelaria que calcula a receita individual de cada quarto por período independente de dias, meses e anos) cresceu em 6 MRTs e caiu em 8, na comparação com novembro/23. Este indicador acompanha o comportamento histórico de queda em relação a novembro, pois uma de suas variáveis é a taxa de ocupação. Porém, em relação a dezembro/22, este indicador apresentou alta expressiva de 27,89%.

Rentabilidade 

Nesta pesquisa os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções), nesta edição, apresentam os resultados de dezembro/23 e acumulado do ano, para que os hotéis possam comparar seus desempenhos, tanto em classificação quanto em posicionamento.

As despesas da maioria dos hotéis flutuam na faixa de 50% a 80% em 2023. A faixa acima de 90% apresentou boa queda em dezembro/23 – ligeira tendência de recuo na média de 23, comparando-se com 22.

Já as faixas de maior rentabilidade, de 30% a 50% apresentaram alta em dezembro/23, o que indica bom equilíbrio das despesas –mesmo com aumento histórico de despesas no mês (13º salário e outras). A média de 2023 subiu em relação a 2022, indicando bom desempenho e maior rentabilidade. 

Carnaval 2024

A ABIH-SP também realizou uma sondagem da previsão de ocupação dos hotéis para o Carnaval de 2024 que ocorrerá entre os dias 09 e 14 de fevereiro. De acordo com o estudo, este será o último evento de lazer aquecido, com a expectativa  de Ocupação Média para São Paulo de 70,75%. Em 2023, ficou em 52,87%.

O de 2024 será pouco favorável às MRTs de apelo lazer, uma vez que a grande maioria dos feriados cai no sábado e domingo. Quanto às MRTs de apelo corporativo e eventos, o prognóstico para 2024 é positivo. A MRT Capital Paulista vai abrigar muitos Shows, Feiras, Congressos e Eventos Esportivos. E nas demais MRTs, o mesmo aquecimento de eventos programados.

Crédito da imagem de capa – Site FreePIK

Deixe um comentário

Leia também: