1º Edição do Festiva promove show da banda Jota Quest para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Por  Dalton Assis 

Na tarde da última sexta-feira, 2  de dezembro, a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) promoveu  a 1º Festiva – Festa Inclusiva no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, no Jabaquara, zona sul da capital paulista.

O evento ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje (03/12).A data é  instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) que desde 1992, marca a luta pelos direitos, inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

“Amanhã (03/12)  é um dia muito importante para nós, por isso resolvemos festejar. Em clima de copa do mundo trouxemos todos vocês para um dia de comemoração, com toda infraestrutura e acessibilidade. Agradeço a todos que tornaram uma realidade esta festa” diz Silvia Grecco, secretaria da SMPED

Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) o Brasil possui mais de 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDS) o que representa cerca de 24% da população do país.

Todo o evento contou com recursos de acessibilidade como audiodescrição, intérpretes de Libras, guia-intérprete, legendagem e Espaço TEA (destinado a pessoas com autismo).

A grande festa da Inclusão

A festa de ontem foi um enorme sucesso, mais de 3 mil pessoas puderam acompanhar uma tarde recheada de espetáculos, com cerimônia de abertura, no qual 32 convidados desfilaram hasteando as bandeiras dos países que disputam a Copa do Mundo de 2022.

Em seguida a Companhia Circodança Suzie Bianchi, referência no ensino de dança e circo no Brasil e que inclui artistas com deficiências, apresentaram um espetáculo à parte com danças regionais e atrações circenses que atraíram a atenção e boas risadas do público.

Além disso, rolou ainda um bate-papo de peso com os atletas Edmilson (Ex zagueiro da seleção brasileira e campeão da Copa do Mundo de 2002 na Coréia e Japão), Daniel Dias (Nadador paraolímpico e recordista mundial) e Mizael Conrado (Bicampeão paraolímpico no futebol de 5 para cegos e presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro) que falaram sobre suas carreiras, conquistas no esporte e perspectivas da seleção brasileira nesta copa do mundo. 

Show Eletrizante 

Após o jogo do Brasil e Camarões, que marcou a última partida pela fase de grupos da copa, a alegria, motivação e a energia tomaram conta do público com show dos mineiros do Jota Quest.

A banda, que está em turnê comemorando seus 25 anos de estrada, levou para o evento as canções de maiores sucessos da carreira como “Na moral”, “Dias Melhores”, “Fácil”, “Amor Maior”, “Do seu lado” “Além do Horizonte” e “Só Hoje”.

Um dos momentos mais emocionantes do espetáculo foi quando o vocalista Rogério Flausino, desceu do palco e foi até os fãs para cantar junto com eles, tirar fotos e distribuir muitos abraços.

Sobre o evento

A Festiva – 1º Festa Inclusiva foi organizada pela SPTuris com apoio da agência Turn On The Light, SPTrans e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Deixe um comentário

Leia também: