Por Dalton Assis
GRAMADO-RS – Resiliência e muita emoção, foi assim que a Cerimônia de abertura da 36ª Festuris foi realizada no Palácio dos Festivais em Gramado na Serra Gaúcha na noite do dia 7 de novembro deu início a uma edição que sem dúvida ficará para história e memória de todos.
Com tema “Festuris Conexão Futuro” Centenas de autoridades nacionais e internacionais, líderes do trade do turismo, convidados e forte presença da imprensa, prestigiaram uma solenidade repleta de muita cultura com as apresentações do Ballet Folclórico do Ministério de Turismo da República Dominicana, país convidado de honra do Festuris 2024, e da apresentação do grupo Darte Entretenimento da cidade de Canela, que deram um show com o espetáculo “Os Gaúchos: do Festuris, da História, Cultura e Tradição” sobre a história de garra e luta do povo gaúcho, trazendo consigo um profundo sentimento de superação e reconstrução após as tragédias climáticas que afetaram todo o estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano.
“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, destacou a CEO do Festuris, Marta Rossi.
Marta Rossi, muito emocionada e com a voz embargada, relembrou os momentos angustiantes e também de resiliência após as tragédias climáticas “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, disse Marta, sob fortes aplausos.
Já Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, em seu discurso destacou a base familiar, como pilar para o sucesso do festival, agradeceu a presença das personalidades compostas no palco com destaque as lideranças femininas neste momento importante para a retomada do Turismo Gaúcho.
“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”. Destacou Eduardo.
Durante a solenidade houveram também discursos de Roberto Henriquez, vice-ministro da República Dominicana, Bárbara Sá, chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Nestor Tissot, prefeito de Gramado e Ronaldo, secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.
37º Festuris 2025 – Reimaginado o Amanhã
A 37º edição do Festuris já tem data para acontecer, com o tema Reimaginado o Amanhã, o maior festival de Turismo das Américas, ocorrerá nos dias 6 a 9 de novembro. Marta Rossi e Eduardo Zorzanello também apresentaram a nova identidade visual do Festuris 2025 com destaque voltado ao papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo.
O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.
“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, Conclui Marta.
A AC News viajou para Gramado a convite da Festuris