Série “República dos Juízes retrata excessos da política nacional sob o olhar do Judiciário Brasileiro

Por Dalton Assis

Ocorreu na noite de terça (16) a pré-estreia da série República dos Juízes. a exibição foi realizada no Cinesesc da Rua Augusta em São Paulo e contou com a presença da imprensa, convidados e dos produtores; O cineasta e escritor Jean-Claude Bernardet idealizador do projeto, Eugênio Puppo diretor da série, Cédric Fanti e Hugo Leonardo co-diretores.

A série documental “República dos Juízes”  apresenta um panorama de alguns eventos centrais do universo da política brasileira, como a promulgação da Constituição de 1988, os Impeachment, e a crescente participação do poder Judiciário na configuração atual do poder no país.

 “A série surgiu numa tentativa de propor reflexões sobre problemas estruturais do Brasil, adotando como tema principal o poder judiciário que ficou em evidência desde então e sob forte cobertura da mídia por causa de julgamentos como do Mensalão (2005), Operação Lava a Jato (2014) e o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (2016)”  disse Eugênio Puppo.

Sobre a série

“República dos Juízes” chama a atenção para os possíveis excessos das práticas de alguns personagens desse sistema e propõe reflexões acerca da relação entre o ganho de poder das instituições jurídicas e a gradual corrosão da democracia brasileira. Joaquim Barbosa, Rodrigo Janot, Deltan Dallagnol e Sérgio Moro aparecem como figuras determinantes neste processo.

“Notamos que foi preciso dar um passo atrás, no processo de pesquisa compreendermos como que os problemas institucionais brasileiros mais antigos e os resquícios do período da Ditadura Militar pressionam para o agravamento do conflito entre os poderes do estado e o desgaste  da democracia brasileira” conclui Puppo.
Conduzida por um seleto grupo dos mais importantes cientistas políticos e especialistas em Direito do país, como Conrado Hübner Mendes, Rogério Arantes, Christian Lynch, Marjorie Marona e Glenda Mezarobba. O projeto possui uma narrativa envolvente e é  dividida em  cinco episódios – “Poder”, “Controle”, “Vaidade”, “Abuso” e “Corrosão”. Cada um deles é focado em um aspecto do Poder Judiciário, buscando entender o crescente empoderamento de juízes e promotores nas diversas instâncias do sistema de justiça.

Além disso, o projeto conta com uma trilha sonora original composta e executada por Mari Herzer. Quase constituída por composições eletrônicas que remetem a gêneros variados, desde o ambient até o techno, a trilha é um elemento protagonista em toda a série e ajuda a transmitir uma atmosfera de inquietude e desolação diante de uma realidade tão desafiadora.

República dos Juízes – Estréia no dia 24 de agosto no canal CineBrasilTV via streaming Claro tv+.

Lançamento na Tv e Streaming

República dos Juízes  terá sua estreia no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 21h, com transmissão nacional no canal CineBrasilTV e acesso por streaming na Claro tv+. A cada semana, um novo episódio será veiculado, sempre às quartas. 

Trailer: https://vimeo.com/720823773/074702c49a

Deixe um comentário

Leia também: