Setur-SP anuncia grandes novidades para o turismo do estado na WTM Latin America 2024

Estande da SETUR-SP na WTM Latin América 2024 - Crédito Dalton Assis

São Paulo – Nos dias 15, 16 e 17/04 na cidade de São Paulo, foi realizada a 11º edição da WTM Latin America – um dos maiores eventos de turismo internacional da América Latina. 

Confira abaixo a primeira da série de seis matérias sobre a cobertura da WTM Latin America 2024

** Setur-SP anuncia grandes novidades para o turismo do estado na WTM Latin América 2024**

Por Dalton Assis

A Secretária de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur SP) anunciou uma série de novidades voltadas para a atração de turistas e negócios para o Estado  na WTM Latin America 2024, uma das maiores feiras de turismo do mundo que chega a sua 11º edição na América Latina.

Durante o lançamento, foram anunciados projetos como; a 2ª edição dos roadshows Meu Destino é São Paulo; em parceria com São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB);  Lançamento de roteiros de afroturismo; um guia de turismo de raízes sobre a cultura italiana; a primeira assistente virtual inteligente para o turismo de SP, além da inclusão de São Paulo na OTA Logitravel e nas agências físicas El Corte Inglés, em Madri, capital da Espanha.

“A WTM é uma grande vitrine para um estado como São Paulo, em que o turismo já representa 9,3% do PIB do estado e cresce a cada ano, gerando desenvolvimento sustentável e empregos para o litoral, interior e capital”, afirma O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

De acordo com Toni Sando, presidente da São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) , “os projetos dão sequência à estratégia de comunicação dos destinos paulistas no Brasil e no mundo. É um plano que vem sendo executado em diversas fases, desde o reconhecimento da marca São Paulo até a promoção, gerando relevância, conversão de vendas e negócios e movimentando a economia.” Diz, o executivo.

Lia – A nova assistente virtual do Turismo de São Paulo

Na tarde da última segunda-feira (15) foi anunciado pela Setur-SP  a primeira assistente virtual do turismo de São Paulo. Ela ocupa um totem interativo no estande da Secretaria, divulgando as ações do turismo na feira e os principais destinos de viagem de SP. Com recursos de áudio, texto e vídeo, estabelece conexões entre o conteúdo e o perfil do usuário, proporcionando uma experiência rica de significados, do início ao fim, em português, inglês, espanhol, francês e alemão.

“A assistente virtual inaugura uma nova etapa no turismo de SP, ampliando a experiência do turista”, afirma o secretário Roberto de Lucena.

O projeto é uma parceria da São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e da empresa de tecnologia RCB.

Turismo Internacional – Brasil e Espanha

Com o objetivo de ampliar o número de turistas espanhois no Brasil foi anunciada a campanha em parceria com a operadora espanhola Viajes El Corte Inglés.”A ideia é ampliar o portfólio de produtos turísticos e incrementar o fluxo de turistas espanhois para o Brasil. “A parceria, que inclui um plano de Marketing com ações online e offline para divulgar a marca, é apenas o início de uma longa colaboração com o estado de São Paulo”, comenta a diretora geral de Parcerias Institucionais do Grupo Viajes El Corte Inglés, Mariana Silvério Duque.

150 anos da imigração Italiana no Brasil

Ainda na segunda-feira, foi lançado o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, uma publicação com mais de 30 atrativos que destaca o legado dos imigrantes italianos e celebra os 150 anos da imigração no Brasil. A publicação promove festas tradicionais, como a da Achiropita, na capital; festivais como o Gastronômico e Cultural di San Gennaro, em Batatais; e museus como o Memorial do Imigrante Italiano Tuto Gasparini, em Vinhedo, além de atrativos como os de Pedrinhas Paulista, com a Arena de Eventos Coliseu, inspirada no famoso anfiteatro de Roma.

Roteiro Afroturismo de São Paulo

Já na tarde desta terça-feira (16) no estande da Setur-SP, foi lançado uma publicação com os 10 principais roteiros paulistas de lazer ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas; do litoral, Santos e Ubatuba; além da capital.

Chamada de afroturismo SP, a publicação tem por objetivo promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural, apresentando ao leitor quilombos como o da Fazenda, em Ubatuba, no Litoral Norte, além de círculos de dança e cantoria conhecidos como rodas de Jongo do Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora.

Deixe um comentário

Leia também: