Trânsito caótico e filas intermináveis marcam o dia de votação dos paulistanos neste domingo.

Por Dalton Assis

Neste 2 de outubro o Brasil foi às urnas para as Eleições Gerais de 2022. Chegou a hora dos brasileiros decidirem quem serão os representantes que governaram o país para os próximos 4 anos. E a Assis Comunicação esteve nas ruas para acompanhar como foi o dia de votação do paulistano neste domingo de eleições.

Durante todo o dia os eleitores que optaram em ir votar de carro,precisaram de muita calma, pois enfrentaram ruas abarrotadas de pessoas, trânsito caótico,e buzinaços por parte de motoristas apressados e impacientes para chegar logo ao seu local de votação. 

Nossa reportagem percorreu 7 colégios eleitorais, 5 na região do Capão Redondo, zona sul da capital paulista e 2 na região central da cidade. Na Escola Estadual Professor Reverendo Manoel da Silveira Porto Filho e Deputado João Sussumu Hirata a votação foi tranquila e com pouca existência de fila. Já nas escolas estaduais Leopoldo Santana, Professora Carolina Cintra da Silveira e os Colégios São Vicente de Paula, Mackenzie e Objetivo os eleitores precisaram ter muita paciência, pois enfrentaram filas enormes que dobraram os corredores.

“Haja paciência hoje viu, mas fazer o que se eu sou obrigado a votar ?” Questiona o pintor Marcelo Silva, 43 anos.

“Tomara que seja tudo decidido no primeiro turno, independente de quem levar essa, não aguento mais esse período eleitoral. Diz o comerciante Renato Dias, 56 anos.

Santinhos e boca de urna

Bem diferente das eleições de 2018 e 2020, foi possível notar o aumento expressivo de santinhos de candidatos espalhados por diversos lugares, já em algumas, por exemplo, a panfletagem era tanta que chegavam a forrar o chão, por onde as pessoas passavam. A reportagem, também observou a pratica ilegal de boca de urna bem próximo dos portoes  de entrada de alguns colegios eleitorais.

Vale lembrar que fazer boca de urna ou o ato de  tentar convencer o eleitor a votar em um candidato ou a mudar seu voto no dia da eleição é crime e a lei prevê punição de seis a um ano de detenção, além de pagamento de multa que pode variar entre R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Acompanhe a apuração das Eleições 2022 no site do Tribunal Superior Eleitoral – Eleições 2022 – Resultados TSE

Eleições Gerais 2022 – Os Paulistanos foram às urnas neste domingo (2)
Deixe um comentário

Leia também: