Por Dalton Assis
O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz palestrou na tarde de terça-feira (15) no 64º Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL) no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. O evento aconteceu em simultâneo com a Equipotel, feira de maior referência do setor de hospitalidade da América Latina que ocorre nos dias 13 a 16 de setembro.
Com a temática “A Economia do Visitante”, Lummertz explanou sobre os números positivos da economia paulistana e planos do Governo do Estado para o setor do turismo que como um todo, foi duramente afetado pela pandemia da COVID-19. “É comum vocês do turismo verem nos jornais que a economia vai bem e os brasileiros viajam mais. Sim, é verdade, nossa cidade é o vagão da economia, mas no mundo inteiro o turismo, já ocupa a posição de locomotiva e precisamos incorporar isso para nosso lado, assim como fez a cidade de Gramado com suas indústrias de móveis e fábricas de chocolate que se tornaram um símbolo”.
O secretário ainda apresentou detalhes do programa São Paulo para Todos que tem como foco consolidar o Estado como destino turístico em escala nacional e internacional até 2030. Segundo dados de sua apresentação, a retomada no crescimento de empregos diretos na cidade de São Paulo já está em mais de 75 mil esse ano, uma alta de 51% sobre os resultados de 2019 que geraram 50 mil empregos.

Economia do Visitante
Lummertz, destacou, a importância do trabalho em conjunto com outras secretarias para que a economia do visitante consolide ainda mais as metas estabelecidas. A construção de estradas, facilitando o ir e vir a destinos turísticos, redução do ICMS de 25% para 12% no combustível das aviação comercial, a despoluição do Rio Pinheiros na capital paulista, gerando a ligação da rede de esgoto a 550 residências e premiando a cidade com um rio em plena função. São bons exemplos.
“Você ganha quando tu pensa de forma integrada, esse foi o caminho que nós traçamos em São Paulo para trabalhar de forma conjunta com a prefeitura e internamente com o governo e as outras secretarias. Não foi nada fácil, pois a tendência de cada secretaria é trabalhar de forma individual, mas conseguimos avançar em diversos cantos”. Explicou.
Lummertz, mostrou ainda que uma nova fase de crédito orientado foi criada em parceria com o Sebrae com o objetivo de acelerar a economia do turismo. “Hoje, temos mais de 180 mil alunos estudando turismo, além de bolsas para mestrado e doutorado. Também dobramos os recursos dos municípios que era de R$ 220 milhões para R$ 500 milhões”. “Estamos numa sequência de trabalho bem intensa, visitando cada cidade do interior de São Paulo para verificar quais são as prioridades, os gargalos e a infraestrutura do turismo destas regiões. Inclusive, já na próxima semana ocorrerá uma reunião com os conselhos turísticos de cada município. Diz Lummertz
Finalizando sua apresentação, o Secretário, após a exibição de um vídeo sobre as belezas naturais do Estado de São Paulo ele afirma “Turismo é percepção e não somos enxergado desse modo, mas podemos, se nos colocarmos no ângulo correto para gerar cada vez mais empregos, nós temos isso uma riqueza imensa para explorar” Conclui.