1ª Welding Show reúne grande expositores do mundo da solda

1º Welding Show - Crédito Divulgação

Por Redação

Durante os dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, foi realizado a 1ª edição da Feira de Equipamentos e Acessórios para Solda e Corte – Welding Show promovido pela AbraSolda – Associação Brasileira de Solda e Corte, com organização e promoção da Rofer Eventos e Proma Feiras, com apoio do Instituto de Engenharia, do SICETEL e da ABIMETAL. 

De acordo com  o fundador e presidente da AbraSolda, Emílio Veiga, atuante no mercado de solda e  corte de metais há mais de 40 anos, diz “embora de pequeno porte, a 1ª edição da Welding Show cumpriu os objetivos propostos e já aponta para a próxima edição. O mundo da solda é gigantesco, está presente em quase tudo. Eu sou testemunha da evolução da solda no Brasil. E ela continua evoluindo”.

Veiga também comenta como o período da pandemia da  COVID-19 dificultou seus negócios. “foram tempos muito conturbados e que bagunçaram nossa atividade. Só no Estado de São Paulo, muitas empresas fecharam. Porém, felizmente, estão voltando”. E acrescenta: “o reaquecimento do mercado é que nos anima e nos faz pensar na 2ª edição Welding Show para o mês de agosto de 2025”.

Expositores e utilidade

A soldagem é reconhecida como um dos mais importantes e populares processos de fabricação. Une peças metálicas para que se possa fabricar equipamentos, estruturas e sistemas complexos, de diferentes geometrias, de forma confiável. Está presente nos ramos petroquímico, alimentício, farmacêutico, óleo e gás, químico, papel e celulose, naval, etc.

Os consumíveis de soldagem possuem características e detalhes que necessitam ser entendidos e considerados ao longo de todo o processo construtivo destes equipamentos, os quais devem ser considerados nas diferentes fases de construção, ou seja: projetos, materiais, inspeção e fabricação. Envolve alta tecnologia e profundos conhecimentos.

Estiveram na primeira edição da Welding Show, as empresas Esab, Hexpro, Infosolda, Lincoln Eletric, Stud Welding – Imtec, SGL Laser, Shop das Soldas, Treal, Zanel e ZDI Tech. 

Palestrantes

Durante os dois dias do evento, foram proferidas 10 palestras técnicas, sobre os mais relevantes temas do universo da solda. 

Entre os palestrantes, no dia 24/04, Eliezer Begio, New Sales Account Manager da Tri Tool Technologies apresentou a preparação de tubos para soldagem: inovações tecnológicas e melhores práticas para aumentar a qualidade e eficiência do processo.

Luiz Gimenes, Professor da FATEC-SP, do SLV-Rostock Germany e consultor da Infosolda trouxe o tema como tornar-se um engenheiro internacional de soldagem com certificado IIW.

Marcus Gimenes, Gerente Técnico Comercial da SOUDAGE explicou a soldagem de manutenção com ênfase em desgaste; Antonio Souza, especialista em soldagem da Lincoln Electric falou sobre a nova revolução em busca de aumento do aumento de produtividade nos processos GMAW e FCAW; e Emilio Veiga Presidente da Abrasolda, destacou a segurança em solda e corte de metais.

No dia 25/04, as palestras foram conduzidas por Rogério Moraes, especialista em Soldagem da Johnson Controls e Inspetor de Soldagem (FBTS) que abordou a qualificação de processos e profissionais como fundamentos indispensáveis.

Fábio J. Quirino, Engenheiro Mecânico, especialista em Sistemas de Exaustão Industrial, que tratou das Soluções para uma exaustão de filtragem para fumos de solda.

Zorailde Morais, engenheira de soldagem há 19 anos na Lincoln Electric que apresentou Curvas dedicadas para o processo GMAW com foco em aumento de produtividade e repetibilidade; Emilio Veiga, Presidente da AbraSolda, que abordou Manutenção de Tochas de Solda para Sistemas Robotizados e Manuais; e Neilor Nóbrega, Diretor da Shop das Soldas, que tratou das Tendências do Mercado de Locação.

Deixe um comentário

Leia também: