Por Dalton Assis
Mais de 3 milhões de pessoas foram para a Avenida Paulista no último domingo (11) para celebrar a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Com o tema deste ano “Políticas Sociais para LGBT+ Queremos por Inteiro e não pela metade” o evento destacou a importância da luta pela garantia de direitos para a população LGBTQIAP+ e em especial na busca por políticas de assistência social para toda a comunidade.
Na abertura da Parada, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, compareceu ao evento e em cima de um trio elétrico, destacou a importância de não confundir orgulho com soberba.
“Soberba é algo negativo, é o que nos leva a crer que nós somos mais importantes do que os outros. Outra coisa é o orgulho. E é este que devemos ter.”
“Orgulho de ser quem somos, das lutas que vencemos, de todas as pessoas que estão aqui no dia de hoje, muito orgulho sim, porque estão vivas, apesar de um mundo que as massacra, tira a dignidade”, Por isso, tenham muito orgulho de ser que são e saibam que é direito do Estado garantir que vocês tenha o direito de existir dignamente”. Disse o ministro.
Já a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo ( APOGLBT-SP), responsável pela organização do evento em São Paulo reforça em manifesto publicado em seu site que
“Chegou a hora de a Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+ que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social. É necessário discutir temas evidenciados na política de assistência social que possam gerar respostas e soluções para os problemas que estamos enfrentando”. diz o manifesto.







A maior festa da diversidade
Após os discursos, por volta das 13h30 iniciou oficialmente diversos shows, espalhados pelos 19 trios elétricos que percorreram toda a Avenida Paulista, descendo a Rua da Consolação até chegar a Praça Roosevelt, no centro de SP.
Nem mesmo, sob um sol de 30ºc desanimou a multidão que acompanhava com muita alegria e disposição cada trio. Entre os diversos shows desta edição, nomes como Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Majur e Pocah levaram o público ao delírio com suas apresentações.
Durante todo o evento e da grande quantidade de pessoas que passaram pela Avenida Paulista, o clima foi de segurança, com o público respeitando os demais que ali estavam e com muitas famílias acompanhando os desfiles.