Entre os dias 26 a 28 de setembro de 2024 ocorreu a 51º edição da ABAV Expo em Brasília no Distrito Federal. Promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) Nacional, a feira é considerada o maior evento de Turismo da América Latina.
Confira a primeira matéria de uma série de sete sobre a cobertura especial da ABAV Expo 51 produzida pelo time da AC News SP.
Por Dalton Assis
BRASÍLIA(DF) – Começou oficialmente na noite desta quarta-feira (25) a 51º edição da Abav Expo. Considerado a maior feira de turismo e negócios da América Latina o evento segue até o dia 28 de setembro (sábado) no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB. Com a expectativa de reunir mais de 30 mil visitantes, o evento retorna a Capital Federal, Brasília, após um intervalo de 22 anos.
Em uma noite de gala a solenidade de abertura da 51º Abav Expo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães contou com a presença de diversas autoridades e importantes lideranças do Trade do Turismo como Celso Sabino, ministro do Turismo, Marcelo Freixo, Presidente da Embratur, Cristiano Araújo, Secretário de Turismo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal entre outras importantes nomes e representantes das ABAVs Estaduais prestigiaram essa grande festa do turismo nacional.
“É uma honra para nós da ABAV e para o turismo poder mostrar nosso potencial, força e união ao centro político do Brasil”, afirmou a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Durante seu discurso, Ana Carolina também destacou que o turismo representa 8% do PIB brasileiro mas que o país tem potencial para alcançar um número muito maior “Precisamos de políticas públicas que tornem o Brasil competitivo internacionalmente. Isso vale para a indústria, vale para o agro, vale para o comércio e vale também para o turismo. Deputados, Senadores, ministros, por favor olhem para o nosso setor e enxerguem o que a gente vê há tantos anos. Turismo é força, é crescimento, é empregabilidade, é propulsor da economia, turismo é vida”. Destacou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo em sua fala afirmou “Precisamos colocar o turismo no lugar estratégico de um modelo de desenvolvimento, de geração de emprego e renda é preciso mudar a mentalidade da política brasileira. Não estou falando de um governo ou de outro, estou falando de uma mentalidade política histórica que tem muita dificuldade para criar uma política pública sobre o turismo que possa ficar independente e para isso a sociedade civil também precisa se mobilizar e não sejamos refém de uma agenda”.
Recorde de contratações
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, em um animado e entusiasmado discurso comemorou o recorde no número de contratações no mercado de trabalho brasileiro “De janeiro de 2023 até agosto de 2024, mais de 315 mil novas vagas foram criadas no turismo, este é um recorde histórico. Nunca tivemos antes essa marca em igual período de tempo. É motivo sim, de comemorar, porque estamos empregando gente, ajudando o produtor local e o prestador de serviço local a prosperar”
Além disso o ministro também reforçou os dados de gastos dos turistas estrangeiros no Brasil “De janeiro até julho deste ano, foram mais de 113 bilhões de reais arrecadados pela indústria do turismo, por hoteis, bares, restaurantes, agências de viagens e operadoras de turismo e que juntas tiveram um faturamento de 213 bilhões de reais até agora”.
“Desejo muito sucesso para cada agência de viagem e para todos que estão participando da Abav Expo esse ano aqui em Brasília, que vocês possam fazer grande negócio e continuem ajudando o turismo, o empreendedor, o micro e pequeno empreendedor do nosso país” Finalizou Celso Sabino.
** A AC News viajou a convite da ABAV Nacional para a cobertura do 51º ABAV Expo em Brasília (DF).