Embratur e Federação Brasileira de Hostels firmam parceria para fortalecer a promoção do Brasil no mercado internacional

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Alex Vieira de Deus, presidente da FBAJ e Bruno Reis, diretor de Marketing da Embratur - Crédito Pércio Campo Embratur

A Embratur e a Federação Brasileira de Albergues de Juventude (FBAJ) firmaram, na última quinta-feira (21), um Protocolo de Intenções visando ampliar  o alcance do turismo brasileiro.

A assinatura, realizada no estande da Embratur durante o Salão Nacional do Turismo em São Paulo, sela o compromisso de desenvolver uma estratégia conjunta para a promoção internacional dos hostels do Brasil.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da parceria para a diversificação da imagem do Brasil no exterior. “Este protocolo é um passo fundamental para mostrarmos ao mundo um Brasil plural, moderno e acessível. Os hostels são um celeiro de diversidade cultural e representam a hospitalidade calorosa do nosso povo. Ao fortalecer este segmento, estamos dialogando diretamente com a juventude global, os nômades digitais e todos que buscam uma imersão verdadeira em nossos destinos”, afirmou Freixo.

Já para o presidente da FBAJ, Alex Vieira de Deus, esta parceria é o reconhecimento da força e do potencial dos hostels brasileiros. “A assinatura deste Protocolo de Intenções nos permitirá fortalecer a presença dos hostels do Brasil no mercado internacional. Esta parceria é um reconhecimento da importância da hostelaria brasileira, como indutores do turismo de experiência e turismo criativo. Nosso objetivo é apresentar os hostels como a melhor opção de hospedagem para os viajantes internacionais que buscam experiências autênticas e de alta qualidade”, disse.

Brasil um destino competitivo

O acordo prevê uma vigência de 12 meses e estabelece uma cooperação mútua para posicionar o Brasil como um destino competitivo e atraente para viajantes que buscam experiências autênticas, sustentáveis e com grande poder de conexão cultural.

Entre as obrigações da  FBAJ está a realização de um diagnóstico completo da rede de hostels. A Federação Brasileira dos Albergues de Juventude também será responsável por mobilizar os empresários do setor, compartilhar materiais de divulgação e ajudar a construir uma rede de contatos para potencializar as iniciativas.

“Este é o início de uma nova fase para os hostels do Brasil, e estamos confiantes de que, com essa união de esforços, alcançaremos resultados notáveis na promoção dos hostels do nosso país”, destacou Alex Vieira de Deus.

Estande da Embratur e a Federação Brasileira de Albergues de Juventude (FBAJ) – Crédito Dalton Assis – AC News 

Fortalecimento da economia local 

Um dos pilares do protocolo é o compromisso com a sustentabilidade e a inovação. As duas entidades se comprometem a orientar o setor sobre boas práticas, compartilhar dados e estudos sobre turismo responsável e garantir que esses valores sejam o alicerce do Plano de Trabalho.

Com a assinatura do documento, Embratur e FBAJ formalizam uma aliança que busca aumentar o fluxo de turistas internacionais, fortalecendo a economia local e consolidando o Brasil como um destino de vanguarda para as novas gerações de viajantes.

Deixe um comentário

Leia também: