BNT Mercosul 30 anos; Emoção e Homenagens ao Rio Grande do Sul marcam a edição histórica da feira de turismo

Cerimônia de abertura BNT Mercosul 30 anos - Crédito - Dalton Assis

Por Dalton Assis 

Balneário Camboriú (SC) – Nos dias 24 e 25 de maio, foi realizada a edição histórica em celebração aos 30 anos da BNT Mercosul no  Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú (SC).

Considerada uma das maiores feiras de turismo e negócios do Sul do país, o evento contou com a presença de autoridades, lideranças e representantes do trade turístico e centenas de agentes de viagens e operadores de turismo que vieram de caravanas de diversos estados do Brasil e da América do Sul para prestigiar esse grande evento.

Logo na cerimônia de abertura a emoção tomou conta de todos, principalmente de Geninho Goes, idealizador da BNT Mercosul, em seu emocionante discurso, ele relembrou toda a trajetória de muita luta e garra ao longo desses 30 anos de existência da feira.

“Já começamos com muita emoção, está abertura que não chamo de solene e sim de uma abertura festiva, de agradecimento e principalmente uma abertura de entregas, afinal são 30 anos de muito trabalho! Costumo dizer que a  Bolsa de Negócios Turísticos é como uma bolsa de mulher, ou seja, temos de tudo um pouco: feira de negócios, capacitações turísticas para os agentes, visitas técnicas, rodadas de negócios e muito mais. A BNT é sem dúvida o evento que mais promove o turismo brasileiro. Nascemos em Balneário Camboriú, e ao longo desses anos fomos para o Beto Carrero World onde realizamos o evento embaixo de uma lona de circo durante alguns anos, depois para Itajaí e voltamos para Balneário Camboriú há dois anos. Olha, quantas coisas boas aconteceram nesse tempo”. Relembra Geninho. 

Geninho Goes – Idealizador da BNT Mercosul – Crédito Dalton Assis

Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, marcou presença na cerimônia e enfatizou: “O nosso coração se motiva quando vemos que a BNT entende que fazer turismo não é só divulgação, é preciso ter entrega de alma e coração. E é por isso, que eventos como este mostram que o turismo jamais vai deixar de ser a mola propulsora das boas experiências nos municípios, estados e país. É preciso que haja sempre o desejo de proporcionar originalidade, e boas experiências para que  o viajante possa absorver o melhor de cada destino que vão”, afirmou.

Fabrício Oliveira – Prefeito de Balneário Camboriú – Crédito Dalton Assis

Já o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi destacou, “O Ministério do Turismo muito se orgulha  de apoiar uma feira como a BNT, que cresce a cada ano, gerando muitos negócios em prol do turismo para Santa Catarina e de todo o país” Disse o executivo.

Homenagens ao Rio Grande do Sul 

Durante os dois dias da feira, não faltaram homenagens em solidariedade ao Rio Grande do Sul, devido às tragédias climáticas ocorridas em todos em todo estado desde o início do mês de maio.

O anfitrião da BNT, Geninho Goes em um forte discurso, comentou: “Vocês perceberam a força e a resiliência desse povo ? Sobre a compaixão que o Rio Grande do Sul está despertado no país, em uma época onde cada pessoa só está olhando para seu próprio umbigo, querendo saber da sua empresa e hoje vemos um país todo se mobilizando por um estado. Nada é por acaso. E com a  BNT Mercosul, não seria diferente, juntos com Balneário Camboriú somos uma das cidades que mais arrecadou e continuamos a arrecadar donativos para o povo gaúcho”. Destaca Geninho.

“Gostaria de lembrar também, que o Rio Grande do Sul, não estaria conosco nesta edição, mas fizemos questão da presença deles e após reuniões com a secretaria de turismo do RS, aqui estão nossos amigos, municípios e até caravanas de agentes de viagens gaúchos. Hoje, abraçamos o povo gaúcho e em nomes de todos os governos de estado e convidados especiais peço licença para que essa seja a BNT mais gaúcha destes 30 anos”. Completa.   

Por fim, um dos momentos mais emocionantes desta edição ficou por conta do Cônsul do Rio Grande do Sul em Balneário Camboriú, Osmar Fernandes, que tocou e cantou o  hino rio-grandense, acompanhado  por diversas pessoas vindas de todo o Mercosul, unindo vozes e boas vibrações de cinco países diferentes em prol das vítimas das enchentes no Estado Gaúcho.

Homenagem ao estado do Rio Grande do Sul realizado por pessoas de 5 nacionalidades diferentes  Crédito Dalton Assis

O jornalista Dalton Assis viajou para Balneário Camboriú para cobrir a feira a convite da BNT Mercosul.

Deixe um comentário

Leia também: