ABAV Expo 2025: Cerimônia de abertura destaca a valorização do agente de viagens e celebra o crescimento do turismo no Rio de Janeiro

Cerimônia de abertura ABAV Expo 2025 - Rio de Janeiro - Crédito Dalton Assis - AC News

RIO DE JANEIRO (RJ) – A ABAV Expo 2025 começou nesta quarta-feira (8), no Riocentro, no Rio de Janeiro, reunindo milhares de profissionais e autoridades do turismo na maior feira do setor da América Latina. O evento, promovido pela ABAV Nacional em parceria com o Sesc, Senac, segue até sexta-feira (10), ocupando 40 mil m² e reunindo cerca de 42 mil visitantes, 2 mil marcas expositoras e 437 estandes, consolidando o Brasil como referência em conexões, negócios e capacitação.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância de um turismo mais ético, sustentável e voltado à valorização dos agentes de viagens.

“Temos que pensar em ética em todos os elos da cadeia do turismo. Vocês não são somente emissores de passagens o agente é muito mais, um profissional que estuda, se dedica e tem compromisso com o cliente final. Orgulhem-se do que vocês representam para o turismo brasileiro”. Afirmou Ana Carolina.

Ela também ressaltou a força da edição de 2025, que oferece mais de 60 sessões de capacitação e conta com a presença de cerca de 100 compradores internacionais, ampliando o alcance e a competitividade do turismo brasileiro.

Rio de Janeiro em evidência e turismo em alta o ano todo

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, celebrou o impacto do turismo na economia fluminense e o protagonismo do Rio como destino turístico permanente.

“Nossa presença aqui reafirma o compromisso do Sistema Fecomércio com o fortalecimento do turismo, um dos motores da economia fluminense. Este ano, graças ao trabalho de todo o trade e de instituições e autoridades do setor, o Rio de Janeiro está batendo recordes de visitantes. Não podemos mais falar em alta estação – agora o turismo está em alta ao longo do ano inteiro”.

Queiroz ressaltou ainda a diversidade do estado, capaz de unir mar, serra e cultura em poucos quilômetros, defendendo um turismo mais distribuído e inclusivo.

Crescimento internacional e união institucional

A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, comemorou a marca histórica de 7 milhões de turistas estrangeiros no Brasil, ressaltando o papel dos pequenos empreendedores que sustentam a cadeia turística.

“Neste momento, não podemos esquecer dos pequenos empreendedores que estão na ponta. São eles que fazem o turismo girar”, destacou  Ana Carla.

Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o diálogo e a união política foram determinantes para esse avanço:

“O Brasil voltou a ser o país do diálogo. Colocamos as diferenças de lado e pensamos no país acima de tudo. E preparem-se: vamos chegar a 8 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano”, projetou Freixo.

O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, lembrou que o evento é resultado da colaboração entre instituições públicas e privadas e da recuperação do Aeroporto Internacional do Galeão, símbolo da retomada do turismo pós-pandemia.

“Esse entendimento foi muito importante, assim como a recuperação da malha aérea e do nosso Galeão, que voltou a apresentar crescimento no número de passageiros”. Relembrou Tutuca.

Presenças ilustres e representatividade

A abertura também contou com a presença de ilustres líderes do trade do turismo  e de organismos nacionais e internacionais, como Heitor Kadri (ONU Turismo), Bernardo Fellows (Riotur), Alexandre Sampaio (CNC), Marina Marinho (Fornatur) e Ítalo Mendes (Anseditur), reforçando a relevância global do encontro.

A AC News viajou a convite da ABAV Nacional para a cobertura do 52ª ABAV Expo no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Leia também: