Cachaça Show Brasil reúne apreciadores da bebida e tem tarde de degustação com rótulos paulistas em sua 2º edição

Por Dalton Assis

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) realizou na tarde da última terça-feira (25) em sua sede, no bairro do Pacaembú, região central da capital paulista, a 2º edição da Cachaça Show Brasil. 

O evento teve como objetivo incentivar o consumo da cachaça paulista, que é pouco divulgado, pois muitas pessoas ligam a bebida com o estado de Minas Gerais e desconhecem as dezenas de alambiques existentes no estado de São Paulo.

Cachaça Show Brasil 2º edição – Crédito Dalton Assis

“Precisamos reconhecer a importância da nossa cachaça, hoje sabemos que muitas pessoas têm trocado de bebidas, muitas inclusive famosas e bem divulgadas pela cachaça que é uma bebida muito boa. Vamos tornar isso um ambiente bem conhecido e entrar nesse mercado com força total” Afirma, Joaquim Saraiva, Presidente da Abrasel-SP.

Durante o evento, os convidados assistiram palestras e painéis sobre o universo da cachaça promovido por representantes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo e também tiveram a oportunidade de degustar diversos tipos de cachaças artesanais, todas provenientes do interior paulista como Alma de Gato, Brasil Chik, Cachaça Japi, Trevo, Solar entre outras, e acompanhadas é claro,  de uma deliciosa harmonização com bolinho de bacalhau, queijos, camarão flambado na cachaça e macarrão a carbonara  para comer com o destilado.

A cachaça em números 

Segundo dados do Ibrac e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existem 1.397 estabelecimentos produtores de Cachaça e da Aguardente no Brasil, do qual respondem por 5.490 produtos, distribuídos em 835 municípios, com uma capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros anuais.

De acordo com os dados do provedor de pesquisa de mercado, a Euromonitor International, atualmente a Cachaça é considerada o terceiro destilado produzido localmente mais consumido do mundo, perdendo apenas para a Vodka na Rússia e o Soju coreano. São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais são os estados que mais consomem a cachaça no Brasil, segundo a pesquisa.

Deixe um comentário

Leia também: