O turismo cultural estará pelo segundo ano consecutivo na Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS) expondo toda sua arte e cultura aos visitantes deste grande festival que acontece de 7 a 10 de novembro na cidade da Serra Gaúcha.
Promovido pela Rossi & Zorzanello, o espaço trará para o festival diversos movimentos culturais de Gramado e região. Muito mais do que valorizar arte e artistas, a iniciativa remete à origem das fundadoras do Festuris, Marta Rossi e Silvia Zorzanello (em memória) que desde a juventude sempre se envolveram e lideraram iniciativas culturais do município..
“A cultura está no nosso sangue”, afirma Marta Rossi, que atualmente integra a Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), instituição que estará presente na feira, com um estande. Marta comenta ainda que “a cultura tem um forte apelo turístico, exemplificando os museus, prédios históricos e exposições.”
Conexão cultural com o turismo
“No mundo inteiro, cultura e turismo sempre estiveram conectados, abrindo campos de observações extremamente importantes para o desenvolvimento global” afirma o escritor e presidente da AGLA, Marco Antônio Lopes Ferreira.
O presidente ainda destaca a importância e a valorização dos meios culturais como um crescimento para o setor do turismo “Quando falamos de uma Academia de Letras e Artes inseridas no contexto turístico, olhamos para seu principal objetivo, que é promover e preservar a cultura literária, artística e intelectual de um país e de seu povo. É importante trabalhar para garantir os seus ideais, por exemplo, promovendo estudos literários, valorizando as artes, incentivando a criação e apreciação de diversas formas de expressão artísticas, dentre elas letras, música, pintura, fotografia, teatro entre outros”.
Artistas visuais e a interação com o público
Nos corredores da feira de negócios, artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAVG) estarão pintando telas com as mais variadas técnicas. “Vamos pintar, demonstrar e falar sobre artes visuais. Nossa proposta é ter muita interação com o público”, afirma a artista plástica Lourdes Abreu.
A artista plástica elogia a iniciativa de uma empresa privada de incentivar a arte local expondo-a em uma feira de turismo de âmbito internacional .“É muito interessante esta interação entre artistas e visitantes da feira”, complementa Lourdes. Ela enfatiza que a cultura é um segmento do turismo que cada vez mais atrai a atenção dos viajantes. “O Festuris está valorizando isso, está incentivando o hábito do turismo cultural”, completa Lourdes.
Além da artista Lourde, nomes como Ricardo Veras, Juliana Faber, Janice Teixeira, Rosângela Teixeira, Neusa Santarosa, Silvia Pilla, Ana Birnbaum, Adelvane Braga e Mara Fahrion estarão presentes na Festuris apresentando suas artes aos visitantes.