São Paulo – Nos dias 15,16 e 17/04 na cidade de São Paulo, foi realizada a 11º edição da WTM Latin America – um dos maiores eventos de turismo internacional da América Latina.
Confira abaixo a segunda da série de seis matérias sobre a cobertura da WTM Latin America 2024
** Guia com roteiros Afroturismo de São Paulo é lançado na WTM Latin America 2024**
Por Dalton Assis
Na tarde da última terça-feira (16), foi lançado no stand da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) na WTM Latin America 2024 um guia especial contendo os 10 principais roteiros e atrativos paulistas ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Taubaté, Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas, e do litoral, como Santos e Ubatuba; além da capital paulista.
O guia Afroturismo SP tem além de impulsionar o turismo e a economia regional de comunidades, valorizando e preservando o legado cultural afro-brasileiro. Os roteiros de afroturismo apresentam ao leitor quilombos históricos como o da Fazenda, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, com atrações como oficinas de artesanato e gastronomia típica; e o do Cafundó, em Salto do Pirapora (SP).
No local é possível ter contato com uma língua ancestral africana e percorrer um itinerário cultural montado pela própria comunidade, que resiste e preserva costumes típicos africanos há mais de 150 anos. O espaço ainda conta com círculos de dança e cantoria conhecidos como rodas de Jongo, em que um casal interpreta os desafios da população negra no Brasil a partir da fala de quilombolas.
“A gente está aqui na maior feira de turismo da América Latina pura potência, muita gente boa, empresários negros, guias negros, jornalistas, o povo dos quilombos, agentes de viagens, guia de turismo que estão aqui fazendo muito negócio e trazendo a afroturismo para o Estado de São Paulo, que é uma potência, com as suas diferentes modalidades e suas diferentes interfaces. Trabalhamos pelos de desenvolvimento do afroturismo no Estado de São Paulo, o maior estado do Brasil onde se concentra também a maior população negra e que merece ter seu trabalho visto respeitado e valorizado numa tendência que hoje é mundial. E com o apoio da Embratur faremos a promoção do Brasil internacionalmente e o afroturismo será a peça chave”. Diz a CEO, Solange Barbosa da Rota da Liberdade.
“São Paulo nos enxergou, de uma forma que a gente precisaria ser enxergado, nós existimos, mas não tínhamos visibilidade e agora nós não desaparecemos nunca mais. O Brasil tem 56% da sua população negra, temos tudo para dar certo, nós temos tudo para mostrar para o mercado a nossa gastronomia, cultura, arte, música e tudo que vem dos povos de Comunidades. E é por isso que estamos aqui hoje celebrando este grande momento para nossa história”. Destaca a Coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres.

Tania Neres – Coordenadora de Afroturismo da EMBRATUR – Crédito – Dalton Assis

Essential Blocks Slider SubtitleSolange Barbosa – Rota da Liberdade e Tania Neres da EMBRATUR – Crédito – Dalton Assis

Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo – Roberto de Lucena – Crédito – Dalton Assis

Apresentação do Roteiro Afroturismo SP no stand da Setur-SP na WTM 2024 – Crédito – Dalton Assis
Multiculturalidade de São Paulo
Na publicação, conta também com exclusivos roteiros e espaços histórico-culturais em cidades como São Paulo, nos baixos do Bixiga e Liberdade; em Campinas; Santos e Taubaté. Apresenta rotas com experiências em periferias, como no Grajaú, extremo sul da capital paulista.
“Ao valorizar a cultura afro-brasileira, resgatamos a história e celebramos a riqueza cultural do nosso Estado, além de abrirmos espaço para a inclusão social e econômica das comunidades locais, fortalecendo a atividade turística estadual”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo,Roberto de Lucena.
São Paulo é um estado multicultural que tem na comunidade negra um patrimônio fundamental para a construção da identidade do estado. Dados do IBGE revelam que 41% da população paulista é negra.
Confira os 10 roteiros Afroturismo SP
1) Quilombo da Fazenda – Ubatuba
2) Quilombo Cafundó – Salto de Pirapora
3) Quilombo Ivaporunduva – Eldorado
4) Rota da Liberdade – Taubaté
5) Caminhada Quilombos Históricos de Santos e Caminhada do Engenho – Santos
6) Caminhada São Paulo Negra -São Paulo
7) Visão Periférica: Uma Experiência Cultural no Grajaú – São Paulo
8) Negros do Bixiga – São Paulo
9) Casa de Cultura Fazenda Roseira – Campinas
10) Museu Afro Brasil Emanoel Araújo – São Paulo
O guia está disponível nas versões impressa e digital. Acesse a publicação no site abaixo.