“Nosso objetivo é encantar o turista”, afirma Toni Sando, no 7º Expo Fórum Visite SP

Toni Sando - Presidente Executivo SPCVB- Crédito - Dalton Assis

Por Dalton Assis 

Na manhã desta quarta-feira (19) foi realizado no Hotel Sheraton São Paulo WTC a 7º edição do Expo Fórum Visite São Paulo. Promovido pela São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) em parceria com a Secretária de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o evento reuniu grandes nomes do setor de turismo, eventos e viagens para debater a promoção e os atrativos do destino da maior metrópole do Brasil.

Com uma programação de altíssimo nível, os convidados tiveram a oportunidade de assistir paineis sobre marketing, turismo, tendências e comportamento do consumidor, entre outros assuntos.

Toni Sando, presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, apresentou na abertura do Fórum a palestra Marketing e Destinos do qual destacou a importância de cada vez mais focar em ações integradas para atrair e encantar o visitante que vem para São Paulo.

“O nosso objetivo como marketing de destino, é encantar e fazer com que as pessoas queiram voltar para o evento, para nossa cidade, enfim o foco é no encantamento, em fazer o evento com um gosto de surpresa, com uma expressão de “Uau” e isso pode ser uma ida ao parque, um passeio no museu, na Avenida Paulista não importa, pois em uma era do digital onde eu vivo, eu curto e eu compartilho, faz com que o destino esteja sempre comprometido com o resultado de um evento”. Explica, Toni Sando.

Os avanços do Turismo em São Paulo

Em seguida, o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, a coordenadora de Turismo da Setur SP, Ana Clemente, e os consultores da InvestSP, Eduardo Madeira e Gustavo Grisa, conduziram o painel Turismo no Estado de São Paulo, que apresentou um panorama das conquistas, estratégicas e perspectivas do turismo no estado.

Animado, Lucena comemorou os  avanços dos projetos turísticos no estado paulista e afirmou: “Nossa missão é consolidar São Paulo como um destino turístico mais vibrante, dinâmico e acolhedor”. O secretário disse ainda que “vale ressaltar que temos uma imensa variedade de experiências e produtos que valorizam a nossa história”. Atualmente, o estado conta com três segmentos turísticos estratégicos: ferroviário, náutico e rural. “Nos próximos anos implantaremos mais 10 projetos”.

Turismo no Estado de São Paulo – Crédto – Dalton Assis

Gustavo Grisa destacou que o estado de São Paulo tem uma demanda constante e grande potencial a ser realizado, mas para que haja esse crescimento o investimento em qualificação é essencial. “Nossa projeção é investir R$ 12 bilhões em investimentos até 2027”

Já Eduardo Madeira, apontou que o Programa Creditur-SP aplicou R$ 1 bilhões por meio de 17 parcerias. “Esse investimento foi implementado em 19 municípios do estado. Temos hoje 3 bilhões em crédito disponível para o turismo no estado. Por meio do trabalho integrado entre os setores públicos e privados, iremos ampliar ainda mais”, pontuou.

A coordenadora estadual de Turismo, Ana Clemente, concluiu o painel comentando sobre o programa Academia de Turismo SP “É um HUB que integra oferta de cursos, soluções e demandas”. Disse, lembrando que “a capacitação é uma chave para o desenvolvimento do turismo no estado. Nossa estimativa é oferecer 100 mil vagas até 2026 em todos os níveis de formação”.

Programa Academia do Turismo SP – Crédito – Dalton Assis

Tendências do Consumidor

Durante o painel Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor, a futurista Sabina Deweik apontou que a Inteligência Artificial, Turismo Consciente, e Mídias Sociais abriram um novo horizonte para o mercado de viagens.

“Hoje o mundo está na palma da mão e as novas gerações querem experiências, personalização, customização”, disse, destacando que “64% dos viajantes globais consideram as viagens sustentáveis importantes e 71% dos brasileiros estão preocupados com a consciência ecológica”.

“As mídias sociais, por exemplo, são uma plataforma extremamente importante de venda e inspiração. Dois em cinco viajantes usam as redes sociais como inspiração para suas viagens. Temos que estar em todos os canais de comunicação, aprender e não resistir às mudanças”, enfatizou a especialista, lembrando que a AI é a fundação de um novo ciclo super tecnológico.

Supera Turismo

A recuperação do Rio Grande do Sul, pós-catástrofe climática que acometeu o estado no mês de maio, foi tema da palestra de  Carlos Prado, cofundador do Movimento Supera Turismo. Em seu painel o executivo destacou a importância do turismo em projetos para recuperação do estado gaúcho.  

A 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi concluída com a palestra de Carlos Prado, cofundador do Movimento Supera Turismo. Na palestra, o executivo destacou o papel importante do turismo na recuperação do Rio Grande do Sul pós a catástrofe climática.

“Nosso foco de trabalho é ajudar o Estado e se aumentarmos o fluxo turístico no destino, contribuímos muito. Temos comitês e estamos em contato frequente para sermos assertivos em nossa colaboração. O desafio é a recuperação do turismo  e é válido destacar que as cidades da Serra Gaúcha como Gramado e Canela estão preparadas para receber os visitantes”, disse Carlos Prado.

Deixe um comentário

Leia também: