Por Dalton Assis
Na semana que inicia oficialmente o carnaval 2023 no Brasil, um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) apontou quais são os destinos brasileiros mais procurados para curtir os 5 dias de carnaval.
A amostragem tomou como base os dados de desempenho do 4º Trimestre de 2022 do sistema de viagens da ABAV e surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federação, que trouxeram um cenário bastante real sobre as procuras de viagens para o feriado não apenas do Carnaval, mas também, Paixão de Cristo e Tiradentes. Além de mostrar o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos.
Destinos nacionais mais procurados para o Carnaval 2023 foram:
Rio de Janeiro
Salvador (BA)
Recife
São Paulo
Já para os feriados de Paixão de Cristo (7/04) e Tiradentes (21 de abril) os destinos mais procurados foram:
Gramado
Rio de Janeiro
São Paulo
Bahia
Fortaleza
Retomada do turismo
Após a redução do números de casos de covid e a amenização das medidas protetivas em 2022 a retomada do turismo mostra um otimismo do setor. No último trimestre de 2022, 62,9% dos agentes de viagens alegaram crescimento de 25% a 50% no faturamento em relação a 2021.
“Já esperávamos uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nós tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de “vingança”, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito veio para ficar”, diz Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional.
A alta de preço do aéreo foi um dos principais desafios de vendas para 60,2% dos agentes de viagens no período (out, nov, dez de 2022) e a solução encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos, o que justifica este novo conceito de viagens.

Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953, sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.