A Samsung quer reposicionar a forma como hotéis da América Latina recebem e encantam seus hóspedes. Para isso, a gigante sul-coreana aposta em soluções que unem automação, inteligência artificial e dispositivos conectados para transformar a gestão hoteleira.
A proposta é ambiciosa: oferecer mais conforto e personalização ao cliente, ao mesmo tempo em que ajuda os empreendimentos a reduzir custos em até 30% e ampliar receitas.
Hospitalidade sem contato e mais personalizada
A empresa aposta em uma hospitalidade conectada, que vai muito além da automação tradicional. Com quiosques de autoatendimento, hotéis podem agilizar o check-in e eliminar filas. Já nos quartos, smartphones e tablets da linha Galaxy permitem abrir portas, controlar iluminação e climatização, solicitar refeições ou agendar serviços diretamente no aplicativo.
Outro diferencial é a tecnologia Galaxy AI, que oferece tradução em tempo real em até 13 idiomas, quebrando barreiras linguísticas e facilitando a comunicação entre hóspedes e funcionários. Além disso, as TVs inteligentes da Samsung podem ser usadas como canal de up-selling, promovendo pacotes turísticos, souvenirs ou até sessões privadas de filmes.

Conforto e eficiência energética
Dentre as soluções de destaque está o Cassete de 1 Via WindFree™, instalado no teto, proporciona um ambiente silencioso, sem correntes de ar diretas, além de liberar espaço nas paredes e oferecer design moderno. O modelo pode gerar economia de energia de até 70%, graças a modos inteligentes conectados ao aplicativo SmartThings, combinando conforto térmico e eficiência operacional.

Inovação sustentável para hotéis modernos
A Samsung também aposta em sinalização digital inteligente com o lançamento do Color E-Paper de 32 polegadas (modelo EM32DX). A tecnologia de tinta digital garante alta visibilidade, design leve e consumo ultrabaixo de energia. No lobby, esses displays podem exibir informações personalizadas sobre eventos, restaurantes e atrações, otimizando a comunicação e reduzindo o impacto ambiental em comparação a outras formas de exibição.

Mais produtividade para equipes hoteleiras
A produtividade para o mercado hoteleiro é a chave para transformar a experiência do hóspede, e o ecossistema dos produtos da Samsung também foi desenvolvido para agilizar a rotina dos colaboradores. Dispositivos conectados permitem monitoramento via IoT (Internet das coisas em tradução livre), possibilitando manutenção preventiva e respostas rápidas às solicitações dos hóspedes.
Smartphones robustos como o Galaxy XCover7 oferecem resistência à água, quedas e poeira, aliados à conectividade 5G e Wi-Fi 6E, garantindo comunicação ágil entre equipes de limpeza, recepção e manutenção. Essa integração torna os processos mais coordenados e proativos.

Visão da Samsung para o mercado hoteleiro
De acordo com Kaue Melo, diretor sênior da divisão B2B da Samsung Brasil, a proposta da companhia é redefinir o padrão de serviço na região:
“Nosso objetivo é entregar aos hotéis um ecossistema que una design, tecnologia e gestão inteligente, ajudando nossos parceiros a otimizar custos, aumentar receitas e elevar a experiência do hóspede a um novo patamar.”
Para demonstrar na prática suas soluções, a Samsung inaugurou o Business Experience Studio, um espaço com 389m², localizado na sede da companhia em São Paulo. O showroom foca nas experiências imersivas em segmentos como hotelaria, varejo, educação e finanças.
Esta combinação de eficiência operacional, personalização da experiência do hóspede e inovação tecnológica pode se tornar um diferencial competitivo para hotéis de diferentes categorias que buscam oferecer uma hospitalidade moderna, conectada e inesquecível.