Santos Dumont ganha espaço exclusivo com direito a experiências imersivas no FITCataratas

Isabel Pruner, bisneta de Engel no estande dedicado aSantosDumont no FIT Cataratas - Crédito Jean Pavão

Foz do Iguaçu (PR) – Alberto Santos Dumont, o pioneiro da aviação, foi destaque uma experiência sensorial inédita no 20ª Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FITCataratas).

Com um estande dedicado à vida e ao legado do pai da aviação, chamou a atenção de todos os visitantes que percorrem os corredores do evento, que se encerrou na última sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu (PR).

Patrimônio da Humanidade 

Em 1916, Santos Dumont foi fundamental para transformar as Cataratas do Iguaçu — até então uma propriedade privada — em patrimônio da humanidade, abrindo caminho para que o destino recebesse milhares de turistas de todo o mundo.

Durante o evento, o espaço convidou o público a uma imersão no tempo, apresentando peças emblemáticas como a réplica da famosa mesa de jantar “nas alturas” de Dumont. 

Mesa de Jantar as alturas estande SantosDumont no FIT Cataratas – Crédito Jean Pavão

A exposição também destacou a parceria com Frederico Engel, pioneiro de Foz do Iguaçu, que hospedou o aviador no Hotel Brasil e o acompanhou nas trilhas que mudaram a história da região.

“Se não fosse meu bisavô, Frederico Engel, Santos Dumont não teria vindo para o nosso lado. Ele que o encontrou na Argentina, fez o convite e cedeu a estadia para recepcionar essa celebridade”, relata Isabel Pruner, bisneta de Engel, sobre uma recepção que atravessou o tempo.

Isabel dá vida a essa história e tantas outras se envolvendo ativamente na preservação e divulgação dessa narrativa, trazendo à tona documentos, relatos e objetos que ajudam a preservar a ponte que une para sempre o nome de Santos Dumont ao destino de Foz do Iguaçu.

Isabel Pruner atua ativamente na preservação e divulgação dessa história, reunindo documentos, relatos e objetos que mantêm viva a conexão entre Santos Dumont e Foz do Iguaçu. 

Sua família também é responsável pela estátua em tamanho real do aviador, instalada no Parque Nacional do Iguaçu. “Foi a minha avó, Eufrida Engel Nunes Rios, que batalhou para ela estar lá, porque queria deixar registrado e que todos soubessem da atitude dele de lutar pelo nosso patrimônio natural”, conta

História em todos os sentidos

Para manter uma história viva é preciso mais do que apenas contá-la; é preciso torná-la sensorial. Isabel é embaixadora de um projeto que mantém o legado de Santos Dumont pulsando na memória e no coração de Foz do Iguaçu, mais de um século depois. 

A experiência inclui passeios de balão — uma homenagem à paixão do aviador pelas alturas —, um cardápio especial inspirado nos pratos preferidos de Dumont, preparados com um toque contemporâneo, e até réplicas da louça utilizada no Hotel Brasil durante sua estadia.

A história é servida, sentida e vivida nessa experiência, com passeios de balão – para dar um gostinho da paixão de Dumont pelas alturas -, um cardápio especial inspirado nos pratos que ele gostava – preparados com um toque contemporâneo -, e até a réplica da louça que era usada no Hotel Brasil no momento de sua estadia.

A iniciativa é uma cocriação de Isabel com a agência GS8, que transforma o rico passado em uma jornada sensorial, estimulando a imaginação dos visitantes. O grupo também assina a aquarela criada por Adoaldo Lenzi Jr, em homenagem ao aviador, que ilustra o chocolate artesanal desenvolvido especialmente para o Festival das Cataratas e disponível no estande durante a feira.

O Portal AC News viajou a Foz do Iguaçu para a cobertura do Festival Internacional de Turismo das Cataratas a convite do Visit Iguassu e da organização do FIT Cataratas.

Deixe um comentário

Leia também: