São Paulo lança programa com foco no Turismo Familiar

Por Redação 

Foi realizado na tarde desta terça-feira (10) na sede da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR-SP) o lançamento do programa  “SP para Crianças” a ação em conjunto com o site São Paulo para Crianças tem por objetivo promover o turismo familiar e atrações turísticas e educacionais voltados ao público infantil na capital paulista.

“Nossa maior preocupação é que todos se sintam acolhidos em nosso Estado de São Paulo e pelo turismo, pois ele também é acolhedor e não faz o menor sentido que ações como esta não passem pela criança e pela família. O Turismo precisa olhar para a família e reconhecer na criança um grande desafio e um grande chamamento para tornar não só a cidade, mas todo o estado e um lugar mais acessível e inclusivo que valoriza e respeita a família”. Afirma  Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo.

Durante o lançamento do programa, o secretário assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de São Paulo.

O grupo terá representantes da Setur-SP e de mais dez parceiros: a secretaria de Turismo da capital; a Secretaria de Transportes de SP, com o Metrô; o Detran; a SPTuris; a Resorts Brasil; SPPC; além de associações de agências de viagens (Abav-SP); de parques de diversões (Adibra); de parques e atrações turísticas (Sindepat) e do SP Convention & Visitors Bureau (SPCVB).

De acordo com o secretário, a assinatura deste documento tem o foco total em projetos e ações em prol do turismo familiar, visando à criança como um principal incentivador da cultura e do turismo para as próximas gerações.

“Estado de São Paulo é incrível, A gente tem diversão para todos os lados então quando a gente fala de turismo familiar é muito importante para o estado, pois este público está propenso em investir em viagens para conhecer o estado e isso só reforça a importância deste tipo de programa para o mercado, para o setor de turismo, e para a sociedade”. Diz Priscila Negrão, criadora do site  São Paulo para Crianças.

Turismo Familiar em Alta

A Setur-SP também divulgou nesta terça (10), uma sondagem feita com mais de mil famílias para conhecer as intenções de viagem no feriado prolongado do dia 12 de outubro. Entre as pessoas que moram em SP e viajam com a família, a maioria (80%) escolheu um destino de proximidade, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). 

Entre as atividades escolhidas para o lazer, as praias (37,6%) ocupam o topo da lista, seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A maior parte das famílias (85%) permanece no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa.

A maior parte do público vai se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), um número menor em pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). As famílias também afirmaram (77%) que estão repetindo um destino turístico que já conhecem. 

São Paulo como destino de Lazer

Para além dos negócios que consolidaram SP como um destino de viagens e eventos corporativos, o estado tem hoje atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante.  

O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com estudo recente do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados do PNAD, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo. 

A programação da semana da criança inclui atividades gratuitas, como exposições e contações de histórias nos acessos a estações de metrô de São Paulo, além de todos os avisos sonoros dos trens narrados por vozes de crianças. O Museu da Língua Portuguesa terá oficinas, mágicos e malabaristas; o Teatro Municipal e a biblioteca Mário de Andrade coros infanto juvenis e o Farol Santander, uma oficina de receitas, entre tantos outros.

Para conhecer mais sobre o programa São Paulo para Crianças, acesse esse link.

Deixe um comentário

Leia também: