O número de viajantes interessados em conhecer destinos que ofereçam experiências autênticas e imersivas atrelado à preservação ambiental e à agenda para sustentabilidade tem crescido cada vez mais no segmento do turismo rural no Brasil de acordo com as análises observadas pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional).
Segundo a entidade, o setor apresentou um notável crescimento desde o período pós-pandemia e mantém uma forte tendência de expansão, com projeções positivas para 2025.
Visando estimular o turismo rural e sustentável, a ABAV Nacional tem trabalhado para capacitar profissionais do setor e conectar agências de viagens, produtores rurais e destinos, criando uma rede colaborativa. A entidade também tem atuado junto a instituições governamentais para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o segmento.
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, esse setor é uma importante ferramenta para gerar empregos e aumentar a renda das famílias de pequenos produtores, promovendo o desenvolvimento econômico nas comunidades locais, ao mesmo tempo em que preserva tradições culturais e fortalece o vínculo entre viajantes e o meio ambiente.
Para a executiva, o desafio hoje é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, de forma alinhada à agenda ambiental.
“As opções que o Turismo Rural oferece aos viajantes tornam os destinos e pacotes de viagens mais atrativos. Ou seja, as soluções existem e estão em nossas mãos. Nosso objetivo é fomentar um ecossistema turístico inteligente, que seja ao mesmo tempo economicamente viável, sustentável e com responsabilidade social. E esse segmento consegue reunir isso em roteiros que destacam a gastronomia local, a produção da agricultura familiar e que conectam o viajante à natureza, garantindo uma experiência autêntica”. Afirma Ana Carolina Medeiros.