WTM Latin America encerrou a 11º edição com recorde de público e anunciou datas para 2025

WTM Latin América - 2024 - Crédito Dalton Assis

São Paulo – Nos dias 15, 16 e 17/04 na cidade de São Paulo, foi realizada a 11º edição da WTM Latin America – um dos maiores eventos de turismo internacional da América Latina. 

Confira abaixo a quinta da série de seis matérias sobre a cobertura da WTM Latin America 2024.

*** WTM Latin America encerrou a 11º edição com recorde de público e anunciou datas para 2025 ***

Por Redação AC News

A 11º WTM Latin America, que ocorreu na última semana, nos dias 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte em São Paulo, encerrou a edição 2024 com incríveis recordes em todos os setores da entrada de visitantes à área de exposição.

De acordo com a organização do evento, foram contabilizados nos 3 dias de evento 27.153 participantes, 3% a mais que os 26.454 de 2023. A edição de 2025 já tem data marcada para acontecer e será de 14 a 16 de abril.

Outro recorde foi para as 797 marcas expositoras que representaram 28% de crescimento em relação à edição anterior e ocuparam 7.393 metros quadrados dos pavilhões Branco e Verde, um aumento de 20% na área comercializada. O número de reuniões agendadas pelo ConnectMe, plataforma que conecta os participantes da WTM, somou 6.903 – 9% a mais que em 2023.

Os três teatros temáticos reuniram 54 palestras, painéis e treinamentos, além das concorridas sessões de Speed Networking com compradores convidados e criadores de conteúdo. Neste terceiro dia, esses espaços abertos para o conhecimento apresentaram informações sobre inteligência artificial, cases de acessibilidade e inovação em produtos de ecoturismo, entre outros assuntos.

Novidades da WTM 2024

A 11º edição da WTM, foi recheada de novidades, entre elas ocorreu o lançamento da Rota da Diversidade que destacou 20 projetos liderados por diferentes expositores em três eixos – Afroturismo, Turismo LGBTQIAP+ e Turismo 60+. 

Roteiro Afroturismo SP é lançado na WTM Latin America 2024 – Crédito – Dalton Assis

“Esse foi o primeiro passo para dar visibilidade e incentivar que esses projetos, liderados com tanta responsabilidade, venham à tona”, disse Bianca Pizzolito, diretora da WTM Latin America, destacando o compromisso de dar continuidade à Rota nos próximos anos.Confira alguns destaques:

Brasil – Angola

A TAAG Linhas Aéreas, que participou pela primeira vez do evento, promoveu as conexões entre Brasil e Angola. A companhia angolana conecta o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a Luanda e de lá para 11 províncias de Angola e oito destinos de outros países africanos. O acordo firmado entre as companhias aéreas africanas e a Gol amplia as opções para outras 14 outras cidades brasileiras.

 Destinos

Entre as centenas de destinos nacionais e internacionais, destaque para novos países que participaram pela primeira vez do evento, como Jordânia e Tanzânia, e para Israel, que integra a agenda do evento desde sua primeira edição, há 11 anos.

Stand da Tanzânia na WTM LA 2024 – Crédito Dalton Assis

Turismo acessível

Líderes do setor público, representantes de ONGs e profissionais do setor privado se uniram para destacar cases de acessibilidade no turismo. O debate trouxe o exemplo da Costa Rica, que colocou a inclusão como um dos três eixos da política nacional de turismo, ao lado da inovação e da sustentabilidade. 

No âmbito não-governamental, foi destacado o projeto Dona Tapa – que transforma tampinhas plásticas em material para a construção de rampas e outros itens que garantam a acessibilidade turística às praias, parques e cataratas costa-riquenses.

Inteligência artificial e banco de dados

Alexandre Cordeiro, fundador da Travel Tech Hub e Head de Inovação da ViagensPromo, e Thais Medina, CEO da Business Factory, destacaram as possibilidades que se abrem para a personalização de viagens por meio da união da inteligência artificial com o marketing digital. “Antes de usar tecnologias e ferramentas, temos de entender quem somos, qual é a estratégica da nossa marca e como queremos ser vistos no mercado, além de entender muito bem a pessoa com quem a gente quer falar”, orienta Thaís. 

Alexandre Cordeiro ressalta o fato de o turismo ter muitos processos manuais. “O turismo precisa de uma quantidade muito grande de conteúdo para vender destinos, pacotes, hospedagens, o que a inteligência artificial pode aportar com velocidade e sem perder a qualidade e permitindo que os profissionais sejam mais produtivos em tarefas analíticas e mais estratégicas”, diz Alexandre.

Já Aroldo Schultz, CEO e fundador da Schultz Operadora, destacou novos roteiros da operadora e comemorou a entrada de dois destinos internacionais na plataforma de viagens e destinos baseado em inteligência artificial a Wikitravel.ai, primeiro banco de dados com fotos e vídeos royalty free, da qual ele é um dos idealizadores. 

Aroldo Schultz, CEO e fundador da Schultz Operadora – Crédito Dalton Assis

Com a adesão de muitos destinos nacionais, a plataforma criada para apoiar secretarias e representantes de turismo na divulgação profissional confirmou a adesão da República Dominicana e das Ilhas Cayman, que assinaram acordos de parceria na WTM Latin America.

Pequenos negócios do turismo também foram destaque

O Sebrae levou 30 pequenas empresas para a WTM Latin America. Durante os três dias de evento, elas participaram de rodadas de negócios e apresentaram roteiros turísticos inovadores que exploram o conceito de experiência e vão desde o chocolate da Amazônia aos cafés especiais das Serras Capixabas.

Deixe um comentário

Leia também: