Da Redação
No próximo domingo, 8 de janeiro, a cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, será palco da 18º Edição da FEMUSC Festival Internacional de Música de Santa Catarina. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento ocorre até o dia 28/01 e reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional para celebrar o encontro do erudito e o popular.
Com um elenco de renomados professores vindo de diversas regiões do Brasil e do exterior, programas de ensinos que atendem pessoas de todas as idades, e concertos gratuitos que ocorrem em diversos pontos da cidade, fazem do festival um evento diferenciado e um legado para toda a região.
A FEMUSC movimenta o turismo, faz girar a economia, gera empregos e renda, e espalha arte e cultura pelos quatro cantos da cidade, fomentando a formação profissional dos músicos envolvidos e proporcionando momentos únicos ao público.
Ao todo, são 86 professores, sendo 40 estrangeiros, que vão à Jaraguá do Sul para compartilhar conhecimento e multiplicar experiências. Nomes como o da cantora Jane Duboc, do maestro Roberto Duarte, do violinista Simon Bernardini e do instrumentista, Renato Borghetti (MPB), estão entre os destaques desta edição.
“Não existe nada como o FEMUSC. Ele vai além da música. É um projeto humanitário”, destaca o maestro Alex Klein, ganhador do “Grammy” na música erudita e, idealizador do festival.
Homenagem aos Mestres da MPB
Na noite de abertura, programada para o domingo, dia 8, um show especial irá homenagear três compositores muito importantes para a história da música popular brasileira que completariam datas especiais em 2023. São eles: Waldir Azevedo (100 anos), Vinicius de Moraes (110 anos) e Ary Barroso (120 anos).
Durante os vinte dias de espetáculos, a programação deve contar ainda com o tradicional Concerto das Nações, quando músicos de diferentes nacionalidades sobem ao palco enaltecendo a própria cultura, apresentação da orquestra sinfônica do FEMUSC, e três óperas, montadas exclusivamente para o festival, além das aulas, workshops e concertos em diversos locais públicos e entidades da cidade.
Todas as apresentações são gratuitas, mediante a retirada antecipada dos ingressos no local do evento. Os grandes espetáculos, serão transmitidos ao vivo pelo Canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc


FEMUSC – Crédito de Imagem – Chan
O Festival
O FEMUSC acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2023, chega à sua 18ª edição. O evento acontece entre 8 e 28 de janeiro. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o Festival reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuosos da atualidade.
Saiba mais acessando www.femusc.com.br.
Serviço:
18º Edição do FEMUSC ( Festival Internacional de Música de Santa Catarina)
Quando: De 8 a 28 de Janeiro de 2023
Local: Auditório do Centro Cultural SCAR, Jaraguá do Sul, SC e diversos espaços da cidade
Transmissão ao vivo no Canal do YouTube do Festival – Instituto FEMUSC
Informações: festival@femusc.com.br