Por Dalton Assis
Nos dias 4 e 5 de outubro a cidade de São Paulo recebe a 20° Edição do Salão São Paulo de Turismo. O evento acontece no Centro de Eventos São Luiz, no bairro da Consolação, zona central da cidade.
O tradicional evento que destaca o que há de melhor nas cidades turísticas do Estado de São Paulo, contou com a presença de diversas entidades e lideranças do setor do turismo. Em paralelo ao evento ocorrerá também o 21º Congresso do Turismo Paulista, com cursos e palestras de grande relevância voltado para profissionais e estudantes da área. E o melhor: o evento é gratuito e aberto ao público.
“Mesmo com tantos problemas que tivemos para realizar a edição deste ano, cá estamos na nossa 20º edição. O Turismo exige otimismo, é o primeiro setor que sente qualquer espirro na Europa ficando resfriado aqui, mas também, o turismo é o primeiro setor que sai dos buracos, já enfrentamos e superamos diversas dificuldades, mas sempre vimos um colega da profissão arrumando uma solução e eu só tenho que agradecer o apoio de todos por isso. Vocês são pessoas que eu estimo muito de coração” Diz Jarbas Favoretto, presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (AMITUR).
Na ocasião, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Setur-SP lançaram o guia Turismo Sem Barreira, que trata-se de uma cartilha que visa promover a acessibilidade em equipamentos turísticos no Estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria da Pessoa com Deficiência mais de 18 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência serão beneficiados com este trabalho.
“É nessa ação conjunta com as duas pastas que iremos inserir essa enorme população que tem direitos a ter acessos a todas as possibilidades e ambientes turísticos distintos no Estado de São Paulo. Futuramente queremos também, junto com a ALESP, trabalhar esse projeto na forma de lei, para premiar e reconhecer os municípios e estâncias turísticas que tenham cada vez mais políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência” Comenta o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“E com essa cartilha, tenha certeza que é um passo que nós estamos dando para tornar o Estado de São Paulo em um estado mais acessível para o turismo e um estado mais inclusivo”. Completa o secretário.









Um passeio a cultura paulista
Além dos cursos e palestras o público também também terá a oportunidade de conhecer diversos stand, degustar as delícias regionais de cada município e aprender um pouco mais sobre a diversidade da cultura paulista.
Serviço:
Salão São Paulo de Turismo 2023
Quando: Quarta, 4 e Quinta, 5 de Outubro
Local: Centro de Eventos São Luís
Endereço: Rua Luís Coelho, 323 – Consolação – São Paulo – SP
Entrada Grátis mediante inscrição no site do Sympla