Por Dalton Assis
Na última quinta-feira, 20 de julho, foi realizada a 5º edição do Expo Fórum Visite São Paulo 2023. O evento ocorreu no Hotel Sheraton São Paulo WTC e reuniu grandes nomes de profissionais do setor de turismo, eventos e viagens para debater a promoção e os atrativos do destino São Paulo.
Sob o tema “Conectando Pessoas e Negócios” Toni Sando, presidente executivo da São Paulo Convention Visitor Bureau (SPCVB) abriu oficialmente o evento, agradeceu a presença dos convidados, imprensa e autoridades presentes, seguido de uma menção especial ao ex-secretário de Turismo do Estado São Paulo, Vinicius Lummertz com quem iniciou e transformou o Expo Fórum em um ambiente de relacionamentos e bons negócios. Toni também destacou a importância da realização do evento para o mercado de turismo.
“Estamos reunidos aqui para troca de conhecimento, é neste espaço, onde as ideias florescem, mentes brilhantes se encontram e novas perspectivas surgem para mudar o futuro”. Disse.
Retomada do Turismo em São Paulo
Durante o painel “Políticas públicas, ações e lançamentos para o Turismo do Estado de São Paulo” o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, apresentou números animadores com a retomada do turismo no pós-pandemia. O Secretário destacou que o turismo representa 9,2% do PIB de São Paulo e as empresas do setor em 2022 faturam R$ 122 bilhões e geraram 2,3 milhões de empregos. Neste ano (2023) cerca de 60 mil novos postos de trabalho pelo Turismo no estado deverão ser criados, segundo o secretário.
Rodolfo Marinho, Secretário Municipal de Turismo em seu painel “Políticas públicas para o turismo na cidade de São Paulo” destacou que a capital paulista deverá receber até o fim do ano cerca de 16,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, 12,8% a mais que em 2022.
Segundo Rodolfo, o grande número de feiras de negócios, convenções e festivais de músicas como o The Town, que acontecerá em setembro e trará diversas bandas internacionais, tem sido um dos principais impulsionadores do turismo na cidade em 2023.
Hotelaria em alta
O presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza, em sua exibição sobre as tendências dos meios de hospedagem, apresentou um estudo sobre a hotelaria brasileira realizado em março deste ano em parceria com o Hotel Invest.
No estudo, estão previstos um total de R$ 5,7 bilhões em investimentos para abertura de novos hotéis até 2027, todos os empreendimentos serão desenvolvidos por meio da iniciativa privada.
“Durante a pandemia, diversos projetos hoteleiros foram abandonados, provocando uma queda no números de novos hotéis, porém, passado essa fase, estamos na recuperação e construção de novos projetos. Atualmente cerca de 108 hotéis estão em construção em todo país, os números são 12,4% menos que no período pré-pandemia, o que não deixa de ser preocupante para a saúde financeira da rede hoteleira, mas, estamos no caminho da retomada.” Explica Orlando.
Outro destaque do estudo está na oferta de novas unidades hoteleiras (UHs) no Brasil. As regiões Sudeste (56%) e Sul (22%) concentram a maior parte dos números de apartamentos. Seguidos da região Nordeste (13%), Centro Oeste (6%) e Norte (2%). A pesquisa ainda aponta que o interior continua sendo o principal eixo de desenvolvimento com 68% das novas UHs concentradas no interior, 27% nas capitais e 5% nas regiões metropolitanas.



Sobre o Expo Fórum
A Expo Fórum Visite São Paulo 2023, é uma realização da São Paulo Convention Visitor Bureau (SPCVB) em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e o apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.