7º Conexidades promoverá debate de ideias plurais visando melhorias para cidades brasileiras em São Sebastião (SP)

Silvia Melo - Presidente Executiva - UVESP - Crédito Dalton Assis

Por Dalton Assis 

Está chegando a hora! A 7º edição do Conexidades, um dos maiores eventos que promovem a convergência entre autoridades do setor público e da iniciativa privada em busca de soluções inovadoras e colaborativas para os seus municípios. O evento acontecerá entre os dias 4 a 8 de junho na cidade de São Sebastião, região litorânea de São Paulo.

O encontro, que já faz parte do calendário de eventos do Estado de São Paulo, é uma realização da Multiplicidades em parceria estratégica com a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo. 

A reportagem da AC News entrevistou com exclusividade, a presidente executiva da UVESP e criadora do Conexidades, Silva Melo que nos contou os destaques da 7º edição Conexidades, a importância de eventos como este, dentre outros assuntos; Confira abaixo:

AC NEWS – Conte-nos um pouco sobre o evento Conexidades ? 

Silvia Melo –  O Conexidades é um encontro nacional que ocorre anualmente entre parceiros do setor público e privado, que neste ano entra em sua 7º edição. Para se ter uma ideia da relevância do evento, na edição passada em 2023 realizada na cidade de Jundiaí, recebemos 16 estados participantes e mais de 7 mil pessoas durante os dias da feira. A cada edição, levamos o evento para uma região do Estado de São Paulo, em 2018, ano que começamos, foi em Ubatuba, em 2019, fomos para São Carlos, em 2020 em razão da pandemia, realizamos em formato virtual, já em 2021 retornamos na cidade de Olímpia,  região Noroeste do Estado, em 2022, no Guarujá, litoral sul, ano passado na cidade de Jundiaí e agora – 2024 – iremos para São Sebastião.

Durante os cinco dias do Congresso teremos aproximadamente 125 palestrantes de todas as esferas do setor público e privado vindo de todo o Brasil, e ainda temos uma feira com expositores de diversos municípios que apresentaram todo o seu potencial econômico turístico aos visitantes. 

AC NEWS – E para qual público é voltado o evento ?

Silvia Melo –  O Conexidades é um evento gratuito e aberto para todos, importante ressaltar que ele não é um evento político, pelo contrário é um evento para a sociedade civil onde se discutem políticas públicas com o objetivo de melhorias para os municípios brasileiros do qual impacta toda a população.

AC NEWS – Qual a importância que a união dos serviços do setor público e privado tem em prol ao desenvolvimento de cidades como São Sebastião por exemplo ?

Silvia Melo – Em 2023, São Sebastião passou infelizmente por uma tragédia climática e naquela situação a união dos dois setores foi de extrema importância para a recuperação da cidade. No poder público, o Governo do Estado montou até um gabinete de crise dentro de São Sebastião para auxiliar no que fosse preciso, e a prefeitura junto à Defesa Civil realizaram um trabalho incansável. Na iniciativa privada, as redes hoteleiras do município, foi quem abrigou todo mundo, pois essa catástrofe ocorreu em meados do pós-carnaval, e as escolas precisavam voltar a ter aulas. E ai eu te pergunto, como é que você tira essas pessoas de alojamentos escolares para onde tinham colocado as famílias que tinham perdido as suas casas e para onde as colocariam ?. Então, nesse momento o apoio da iniciativa privada somando forças junto ao poder público foi de uma extrema e essencial ajuda.

Hoje temos 645 municípios no Estado de São Paulo, cerca de 500, possuem menos de 50 mil habitantes, que são médios e pequenos municípios que se não tiver o apoio da iniciativa privada hoje fica difícil estas cidades governarem, e depender só do apoio do governo ou só de emendas parlamentares não dá. Então, é necessário que haja esta parceria do poder público e da iniciativa privada para poder trazer investimentos para aquela cidade ou aquela determinada região.

AC NEWS – E para essa 7º edição, quais são as novidades que vocês vão levar para o São Sebastião ?

Silvia Melo – Nós temos muitas novidades, nesta edição, lançaremos o Cidade Amiga da Juventude. Trata-se de um selo que será entregue para as câmaras e prefeituras municipais para estimular a presença dos jovens na política com intuito de formar lideranças de forma democrática das quais esses jovens possam vir a somar e ter interesse em conhecer um pouco mais da política do seu município. Pois na hora da eleição, sabemos que é muito fácil apontar o dedo ou discutir, mas o que esquecemos é que a culpa também é nossa, fomos nós que escolhemos os representantes que estão hoje nas Câmaras Federais, no Governo, então quem vota e coloca eles lá, somos nós.

Outra novidade é a parceria com a ICOM, que é uma das principais plataforma de tradução simultânea voltada a linguagem de libras e com forte atuação na questão da acessibilidades, que é uma das nossas bandeiras em todas as edições do Conexidades. Com essa parceria, esse ano teremos uma integração completa no evento com tablets em todos os stands com tradução simultânea auxiliando o deficiente visual que visitar nosso evento, possa se integrar com tudo que estará acontecendo na feira. É a primeira vez que teremos um evento 100% acessível.

Outro destaque desta edição fica para o comprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de metas da ONU, neste ano, de forma inédita a cada painel que tiver sendo apresentado terá também acima quantas ODS da ONU estamos atingindo naquele momento, e ao final do evento, com certeza iremos cumprir todas as 17 ODS da ONU. 

AC NEWS – Como partiu a escolha da cidade de São Sebastião, para a realização do 7º Conexidades ?

Silvia Melo – Para que haja a escolha da cidade é preciso que exista uma parceria com aquele município, e em conversas com a Prefeitura de São Sebastião, de cara eles gostaram da ideia, pois São Sebastião é muito forte em eventos, mas ligados à área do Turismo e como eles nunca receberam um evento deste segmento digamos assim, abraçaram nossa proposta com muito carinho e tornaram-se grandes parceiros da feira. Não tenho dúvida que será um sucesso e uma grande novidade poder levar para São Sebastião um evento dessa magnitude com autoridades de todas as esferas, como Ministros, Secretários, Governadores e Prefeitos.

Além disso, esse ano queríamos também fazer uma homenagem a São Sebastião, pela incrível rapidez na recuperação da cidade diante da tragédia climática vivida no início do ano de 2023.  Infelizmente no momento, estamos vivendo uma situação ainda mais grave no Rio Grande do Sul, óbvio que quando escolhemos São Sebastião para essa homenagem essa catástrofe não tinha acontecido, mas, queríamos de alguma forma prestigiar São Sebastião pela resiliência de como eles conseguiram com a soma de esforços da Defesa Civil lidar com essa crise horrível. Claro, que para o Rio Grande do Sul vai demorar muito mais tempo. Porque o tamanho e a proporção do estrago não tem precedentes.

AC NEWS – Qual a importância que a realização de eventos como o Conexidades tem para os municípios que recebem o evento ?

Silvia Melo – Agregar valor e movimentar como um todo a economia daquela cidade. Por exemplo, a tragédia que aconteceu em São Sebastião, foi no carnaval de 2023, naquele momento muita gente foi embora dos hotéis sem pagar, mas não por desonestidades e sim por não ter condições mínimas como falta de  energia elétrica para receber pagamentos com cartão de crédito, não tinham nada. E com esse cenário a rede hoteleira, os postos de combustível, farmácia, supermercado foram muito afetados e amargaram um enorme prejuízo. 

Já no carnaval deste ano de 2024 infelizmente eles não conseguiram ter ainda a recuperação do número de turistas, que eles tinham antes da tragédia, pois muitos turistas ficaram receosos de ir ainda e acontecer novamente. Então, eles passaram um ano com muita dificuldade financeira para recuperar parte deste prejuízo de uma região turística que é tão linda e maravilhosa como é São Sebastião e que possui mais de 100 Km de praia.

A poucas semanas para a realização do evento, fomos informado que a capacidade hoteleira já está em 100% na região, e isso é uma felicidade para nós, pois de certa forma já devolvemos parte da economia da cidade. Mas não para por aí, o número de pessoas que virão de outros estados por meio dos aeroportos, rodoviárias é grande e com isso irá movimentar e muito a região de São Sebastião, aquecendo a economia local dos restaurantes, bares, cafeterias, farmácias e supermercados. Por fim, esse  é um papel importante que a gente leva para São Sebastião com o nosso evento do Conexidades.

AC NEWS – Quais os desafios que o Conexidades encontra na hora de reunir membros do poder público para a discutir importantes pautas em benefício ao município ?

Silvia Melo – É de suma importância a presença cada vez maior de representantes do setor público como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários em um evento gratuito e auditado por todos os órgãos de fiscalização como é o Conexidade, este evento é voltado exclusivamente para debater ideias que contribuem para melhorias das nossas cidades como um todo. Mas infelizmente, muitas Câmaras Municipais ao serem convidadas, informam que não irão ao evento, pois alegam que serão apontados pelo Tribunal de Contas de suas cidade, o que não procede, pois como que um vereador vai ser apontado dentro de um evento onde o Tribunal de Contas que atua como parceiro e disponibiliza técnicos que ficam dentro do estande da UVESP atendendo prefeituras e câmaras e tirando dúvidas todos os dias, isso não existe. Além disso, outros órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Contas da União estarão presentes no encontro para que haja total transparência. Por isso que o evento não é cobrado, para que a gente possa receber o maior número de representantes da esfera pública e que eles tenham a oportunidade deste espaço ser um laboratório de ideias da qual possa sair grandes melhorias para seus municípios.

AC NEWS – E para finalizar, deixe um recado convidando a todos para prestigiar a 7º Edição do Conexidades 2024 em São Sebastião.

Silvia Melo – Gostaria realmente de convidar a todos, não somente os vereadores, prefeitos e secretários municipais, mas todas as pessoas. É um evento aberto a todos que queiram entender um pouco mais de qualquer assunto abordado nos paineis, nós vamos discutir sobre a longevidade, as questões das cidades inteligentes, vamos falar de educação, agronegócio, segurança pública, turismo, turismo náutico. Por ser ano eleitoral, teremos  três grandes especialistas e advogados para falar sobre eleições.

Além disso, teremos também um pavilhão específico chamado Conexidades Mulher para discutir pautas femininas, com assuntos importantes que tanto se discutem hoje como igualdade de gênero, violência contra mulher, direitos das mulheres, empreendedorismo. Enfim, isso e muito mais será debatido nos cinco dias da 7º edição do Conexidades 2024 na cidade de São Sebastião. Será um imenso prazer recebê-los. 

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas no site abaixo

www.conexidades.com.br/

Deixe um comentário

Leia também: