7º edição da Expotel destaca a força do setor hoteleiro em São Paulo

7º Expotel São Paulo - Crédito Dalton Assis

Por Dalton Assis 

Nos dias 24 e 25 de abril, foi realizada a 7º edição da EXPOTEL – Feira Internacional para Hotelaria e Gastronomia no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. O evento é voltado para gestores e donos de Hoteis, pousadas, resorts, bares e restaurantes que buscam conhecer as novidades do setor e fazer novos negócios, só no primeiro dia da feira, reuniu cerca de 1400 visitantes o que remete a dimensão do sucesso do evento.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como Luciane Leite, Secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Márcio França,Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Helio Zanata, Deputado Estadual, Rodrigo Goulart, vereador da Câmara Municipal de São Paulo, além de personalidades do trade turístico como Bruno Omori, presidente do IDT IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente),  Professor Mário Beni da Universidade de São Paulo (USP) dentre outros.

Em uma breve fala,  o Ministro Márcio França, destacou o programa de crédito Desenrola, que beneficia pessoas físicas a renegociarem suas dívidas  “Já foram beneficiados mais de 5 milhões de CPFs, no Brasil todo. A grande maioria, em função dos descontos oferecidos, optou pelo pagamento à vista, sem necessidade de recorrer ao Fundo de R$ 8,5 bilhões, instituído pelo Governo Federal, para esse fim”, explica.

O ministro também abordou, sobre o recém-lançado “Programa Acredita” criado pelo Governo Federal que funciona como o “Desenrola” voltado para pessoas jurídicas.

“O Brasil tem mais de 6 milhões de empresas com dívidas atreladas a  juros bancários e cerca de 22 milhões de micro e pequenos empreendedores que trabalham no limite. Com esse programa, visa desafogar os MEIs (Microempreendedor Individual) e empresas enquadradas no Simples Nacional que correspondem a 95% dos CNPJs do país todo. Os descontos variam de 40 a 90% com até 60 meses para pagar, a juros muito baixos”, ressalta França.

Já o vereador Rodrigo Goulart em seu discurso, destacou a importância que os setores da hotelaria, bares e restaurantes têm para todo o país na geração de emprego e renda. 

“São por todos vocês que lutamos e trabalhamos por diversas pautas como  a manutenção do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) do qual obtivemos uma importante vitória na última terça-feira (23) em Brasília. Além disso agradeço o brilhante trabalho da  além disso o trabalho brilhante da nossa querida deputada Federal Renata Abreu que fez um importante relatório atendendo todas as demandas que foram discutidas com as mais diversas entidades representativas desses setores e foi atendido,  lógico a gente queria uma manutenção total de tudo que foi feito no PERSE lá em 2021, mas, já foi um grande avanço e uma vitória para o setor, que agora segue para a sanção no Senado Federal”. Conclui Goulart.

A 7º EXPOTEL teve a promoção da  Proma Feiras e realização do IDT-CEMA – Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, da FHORESP – Federação de Hoteis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo  e do SINHORES – Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de Osasco e Alphaville e Região.

Deixe um comentário

Leia também: