ABAV Nacional alerta passageiros para viagens ao Oriente Médio e reforça importância do agente de viagem no suporte ao turista

Ana Carolina Medeiros - Presidente da ABAV Nacional - Crédito Dalton Assis - AC News

Com o agravamento das tensões entre Israel e Irã na última semana, o Turismo no Oriente Médio tem sido seriamente impactado com cancelamento de voos e fechamento temporário de espaços aéreos em destinos frequentemente visitados por brasileiros como Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito e Jordânia.

Mediante a esta questão, a Associação Brasileira de Agências de Viagens ( ABAV Nacional) reforça a importância da atuação profissional do agente de viagens na mediação com fornecedores e na assistência ao passageiro em momentos de instabilidade geopolítica.

A entidade ressalta ainda que segue monitorando todos os desdobramentos da crise e mantém contato com autoridades para atualizar os agentes associados e também prestando suporte individualizado aos seus clientes. Além da suspensão de voos em países diretamente envolvidos no conflito, conexões em grandes hubs da região, como Dubai e Doha, a capital do Catar, também podem sofrer atrasos ou alterações.

“O agente de viagens é a ponte entre o passageiro e toda a cadeia do turismo. É ele quem garante acesso a informações atualizadas, orienta sobre segurança e viabiliza negociações com fornecedores, tanto para quem pretende ir a esses destinos, quanto quem já está lá e precisa retornar. Em momentos como este, ter um agente ao lado faz toda a diferença, pois ele está preparado para lidar com imprevistos”, afirma a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.

A ABAV Nacional recomenda evitar deslocamentos não essenciais para regiões afetadas por conflitos. Já para os passageiros que já estão com viagens marcadas para a região, devem ficar atentos às recomendações das autoridades brasileiras e estrangeiras e orienta aos turistas não tomar nenhuma decisão por conta própria sem antes fazer contato com a com a agência de viagens contratada.

ABAV Nacional – Orientações para quem já está com viagens marcadas ao Oriente Médio

Fale com seu agente de viagens: Ele pode verificar com precisão as políticas de reembolso, crédito ou remarcação dos fornecedores envolvidos na sua viagem.

Evite o cancelamento direto: Cancelar passagens ou reservas por conta própria pode resultar em perda de direitos ou valores pagos.

Espere antes de remarcar: Com o cenário ainda instável, é prudente aguardar instruções dos fornecedores para tomar uma decisão segura.

Priorize a segurança: Em caso de viagem em andamento, siga as orientações do agente de viagens e das autoridades locais.

Recomendações Itamaraty

Israel: A Embaixada do Brasil em Tel Aviv recomenda que os brasileiros em Israel permaneçam em seus locais de hospedagem ou residência e monitorem as diretrizes de segurança e eventuais alertas de ataques publicados pelo Comando da Frente Interna. Pessoas, independentemente da idade, que tenham intenção de deixar o país devem preencher este formulário.

Irã: Cidadãos brasileiros que estejam no Irã e necessitem de ajuda emergencial da Embaixada do Brasil devem entrar em contato com o seguinte número: 0912 148 5200 (ligações a partir do Irã) ou + 98 912 148 5200. Situações emergenciais são aquelas onde há risco imediato à integridade física da pessoa.

Jordânia: O país não está diretamente envolvido no conflito e a situação é estável. Podem ocorrer, no entanto, manifestações de rua, fechamentos de espaços aéreos por medida de segurança (com cancelamento/reagendamento de voos) e presença de objetos não identificados sobre o espaço aéreo jordaniano. 

Recomenda-se aos cidadãos brasileiros que sigam as recomendações de segurança das autoridades, evitem multidões, protestos e regiões de fronteira. É importante monitorar a mídia local e verificar se seus documentos de viagem estão em dia e com ao menos seis meses de validade.

Egito: Também não está diretamente envolvido no conflito e permanece em situação de normalidade. Ainda assim, recomenda-se aos brasileiros sigam as orientações de acompanhar as atualizações e alertas de segurança emitidos pelas autoridades locais, especialmente no que se refere à travessia de fronteiras terrestres.

Embora alguns postos, como Taba-Eilat (no sul do Sinai), estejam operando normalmente, há possibilidade de fechamento súbito, sem aviso prévio. O deslocamento até essas áreas pode representar risco significativo à segurança do viajante.  Evite aglomerações, manifestações públicas e deslocamentos para regiões de fronteira e verifique a validade dos documentos de viagem, assegurando que estejam atualizados e com, no mínimo, seis meses de validade também são diretrizes da Embaixada. 

Em caso de emergência, o plantão consular geral do Itamaraty atende pelo número +55 61 98260 0610. Já o plantão consular da Embaixada do Brasil no Cairo atende no +20 12 2244 4808.

A ABAV Nacional segue acompanhando a situação e mantém a expectativa de que o conflito seja superado o quanto antes, com a preservação de vidas e o retorno da estabilidade na região.

Deixe um comentário

Leia também: