Por Dalton Assis
Foi realizado na manhã do última segunda-feira (7) no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo o maior evento de turismo norte-americano no Brasil o Visit USA 2023. Promovido pelo Departamento de Comércio e o Turismo da Embaixada dos Estados Unidos, o evento teve como proposta fortalecer laços comerciais de conceituadas empresas americanas como Visit Orlando, Experience Kissimmee, Hertz, Disney com operadores de Turismo e agentes de viagens.
Com um dia inteiro de programação focado a rodadas de negócios, e capacitação turísticas para os agentes de viagens, o seminário possibilitou um completa imersão aos destinos mais amados e procurados pelos brasileiros que viajam aos Estados Unidos como os Parques temáticos da Disney em Orlando, Universal Studios, Universal Park & Resorts, Parques Aquáticos do SeaWorld, visita ao estádio do time de basquete da NBA, Orlando Magic, o Museu da NASA, e claro que não poderia faltar a dicas das melhores lojas e outlets para compras em Miami.
“O Visit USA é um evento com mais de 30 anos de histórias e a cada edição procuramos trazer as novidades, inovações e novas experiências para atrair mais turistas aos Estados Unidos. Ainda mais, após dois anos de fronteira fechadas por razão da pandemia “, comenta EJ Richarson, Cônsul Comercial do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.
Brasileiros em Orlando
Durante a feira de negócios, o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo promoveu ainda um memorável almoço no restaurante Seen do Tivoli Mofarrej, para renomados empresários, parceiros e executivos do setor turístico.
Na ocasião, o diretor de Vendas do Visit Orlando para América Latina, Patrick Yvars, destacou números animadores da retomada do turismo na região, segundo Patrick em 2019, um ano antes da pandemia 835 mil turistas brasileiros visitaram Orlando, em 2022 este número já chegou a 535 mil visitantes.
“O mercado brasileiro é o nosso principal mercado internacional após o Canadá. E esse sucesso depende dos agentes de viagens, operadores de Turismo e a imprensa, que são extremamente importantes para nós”.Comenta Patrick.



Emissão de Vistos
David Hodge, Cônsul Geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, discursou na abertura do almoço que os Estados Unidos estão trabalhando arduamente para a diminuição do tempo na emissão de vistos para brasileiros.
Vale lembrar que em junho de 2022 o tempo médio de espera para o primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2) chegou a mais de 1 ano, hoje (2023) é de pouco mais de 6 meses (192 dias) a média nacional.
“Estamos trabalhando como nunca, inclusive aos sábados, atualmente estamos emitindo cerca de 6 mil vistos por dia em todo o Brasil. Estamos de fato fazendo tudo que podemos para melhorar o tempo de espera do visto. Hoje, temos mais de 6 milhões de vistos válidos em todo o país, com a expectativa de emitirmos 1,2 milhão somente em 2023″, destaca Hodge.
