Festa da Uva de Jundiaí comemora 90 anos de tradição e estima receber 300 mil visitantes 

Por Dalton Assis 

Começou na última quinta-feira,11 de janeiro, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, a 39º Festa da Uva e 10º Expo Vinho. O evento é uma das mais tradicionais festas da região e este ano completa 90 anos de história.

Durante os próximos 3 finais de semana, os visitantes contarão com uma rica e extensa programação que contempla diversos shows de artistas locais, mais de 170 expositores, workshops, degustações de vinhos, cervejas e cachaças artesanais, mais de 70 comidas típicas, destaque para a coxinha de uva e a premiada coxinha de queijo, considera a melhor da cidade de Jundiaí, além de assistir e participar da tradicional cerimônia da Pisa da Uva.

Tradicional Cerimônia da Pisa da Uva – Crédito Dalton Assis

“Há 90 anos mantemos nossa tradição e cultura italiana com a Festa da Uva e nesta 39º edição temos o prazer de receber visitantes do mundo todo, para conhecer o melhor da nossa gastronomia, vinho, artesanato. Faço um convite especial a todos que puderem vir e se encantar com nossa grande Festa da Uva de Jundiaí”. Diz Luiz Fernando, Prefeito de Jundiaí.

Recorde de público 

De acordo com a organização do evento, são esperados mais de 300 mil pessoas até 4 de fevereiro. Na edição de 2023 cerca de 250 mil pessoas vieram de 495 cidades dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal,além de turistas internacionais vindos de 24 países marcaram presença na Festa da Uva.

Destaques da 39º edição

A gastronomia é sem dúvida um dos destaques desta edição, para quem gosta de experimentar deliciosos e autênticos pratos da culinária italiana, estará no lugar certo. Pratos como massa de fettuccine de vinho na manteiga e sálvia, palha italiana de uva, pão de uva brigadeiro de uva e de vinho e coxinha de uva e os sabores exclusivos de gelato de uva niagara rosada de jundiahy e gelato de espumante de Niágara com pêssego, faram o público delirar.  

Sua História 

Berço de uma das maiores colônias italianas de todo o Brasil, a cidade de Jundiaí conta com cerca de 75% da população descendente de imigrantes italianos. Em 1669, quando a cidade era apenas um povoado, o cartório do 1º Ofício já registrava a venda de vinho de uva produzido na cidade.  Mas foi somente no final do século XIX, com a chegada dos imigrantes italianos, que a produção ganhou força.

Em 1933 a cidade ganhou projeção nacional na produção, quando, a partir de uma mutação genética espontânea em meio a plantação da uva Niagara Branca, dando origem à uva Niagara Rosada. No ano seguinte, em  razão da imensa variedade de uva Niagara Rosada, no Bairro Traviú, no centro da cidade, ocorreu a 1º Festa da Uva de Jundiaí atraindo para a região mais de 100 mil visitantes que desde então, atrai milhares de visitantes movimentando o turismo e a economia local.

Atualmente a cidade conta com mais de 500 produtores e 10 milhões de pés de uva. Estima-se que em 2024 a safra de uva chegue a 38 mil toneladas. Cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo sai de Jundiaí.

Serviço:

Festa da Uva de Jundiaí

Onde: Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari

Endereço: Avenida Jundiaí – s/n, Jundiaí, São Paulo

Quando: 11, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 2, 3 e 4 de fevereiro

Horário: Sextas, das 18h às 22h // Sábados, das 10h às 22h // Domingos, das 10h às 21h

Valor: Entrada gratuita 

Mais informações:

Site: www.festadauva.jundiai.sp.gov.br/

Deixe um comentário

Leia também: