Por Redação AC News
A WTM Latin America, promoveu na última sexta-feira, 11 de outubro, a coletiva de imprensa para anunciar as grandes novidades da edição 2025 da maior feira internacional de turismo e negócios da América Latina que ocorrerá entre 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte de São Paulo.
Com o tema “Construção do Futuro” Bianca Pizzolito, Head da WTM Latin America prometeu elevar ainda mais o nível do evento em 2025. “Agora a gente foca em um desdobramento disso, abordando o impacto positivo da tecnologia nas relações humanas com o tema ‘Where tech meets touch’ para enfatizar a importância da tecnologia na construção de um futuro inteligente, ágil, e sustentável. A tecnologia fomenta o contato humano que, por sua vez, é a base do turismo. As pessoas viajam para se encontrar e os negócios acontecem a partir desse encontro” afirmou.
A executiva também abordou a previsão de crescimento de até 8% do público, um aumento de 10% na área de exposição e falou sobre as novas áreas que estreiam na planta do evento e destacou o conjunto de ferramentas tecnológicas disponíveis para expositores e visitantes.
A WTM Latin America visa se alinhar a um posicionamento do evento. “Todos os eventos do portfólio da WTM caminham para se transformarem em eventos inteligentes. Os smart events deixam claro que o formato digital não se esgota em si mesmo e que o presencial também não se esgota em si mesmo, mas que a junção dos dois potencializa os eventos”, pontua a executiva.

Nesse sentido, o evento oferece um pacote de ferramentas que apoia a WTM no cumprimento de seu maior objetivo: gerar negócios. Durante a coletiva Bianca apresentou três novas ferramentas que integraram a WTM LA 2025, são elas:
Exhibitor Dashboard: Um painel informativo onde, de maneira visual e facilitada, o expositor consegue ter acesso às métricas de sua participação no evento. “Assim, quando o evento começar, ele já tem a clareza sobre o que ele deve priorizar para trabalhar de forma mais eficiente durante a feira”, explica Bianca.
Emperia: A ferramenta coleta, armazena e categoriza informações sobre todas as pessoas que passaram pelo estande. Ao final do evento, os expositores têm acesso a um relatório com os dados de todas essas visitas.
Colleqt: Uma ferramenta que terá o visitante como protagonista. Todos os estandes passarão a ter um QR Code para que os interessados escaneiem e coletem os dados. O expositor decide o que ele deseja compartilhar – material institucional, folders, pacotes, tarifários ou qualquer outro dado, por meio de upload na plataforma.
O encontro também contou com a participação de Jonathan Heastie, Diretor do Portfólio WTM desde maio de 2024. “Em termos de tendências que impactam a indústria global do turismo, vemos uma demanda crescente por experiências de viagem únicas e memoráveis. Estou satisfeito em ver esse tema apresentado na WTM Latin America 2025 por meio de novas áreas juntamente com o foco já forte do evento em Diversidade e Inclusão dentro do setor, que também continua a se manifestar fortemente como uma área-chave de foco em toda a indústria global”. Destacou o executivo.
Novas áreas
A planta do WTM LA 2025 contará com três novas áreas que facilitaram a visitação do público ao evento, que são as áreas de Mobility, que reunirá estantes de locadoras de veículos, companhias aéreas, empresas ferroviárias e outras relacionadas à mobilidade. Travel Providers, dedicada a toda e qualquer empresa que, de maneira horizontal, seja provedora de serviços ou produtos para a indústria do turismo.
E a nova área estreante dedicada a Experiências. “É uma das grandes apostas, já que, a cada ano, observamos essa tendência de interação nos eventos”, afirma Bianca. As ativações que já aconteciam de forma espontânea nos estandes agora ganham uma área própria, com a participação de expositores que levarão experiências imersivas e interativas aos visitantes. A área também contará com um espaço para shows, a exemplo do que aconteceu na edição de 2024.
Espaços Ampliados
Em termos de dimensões, a WTM Latin America 2025 terá aumento de 10% na área de exposição, com a expansão das áreas dedicadas a destinos brasileiros e latino-americanos, um legado de 2024 que permanecerá para o próximo ano.
A Rota da Diversidade está mantida e será ampliada – a primeira edição do projeto destacou expositores com produtos e serviços relacionados a três eixos: Turismo LGBTQIAP+, Afroturismo e Turismo 60+.
Outro destaque está para a quinta edição do Prêmio de Turismo Responsável que está confirmada para a WTM LA 2025, assim como o modelo de abertura com um palestrante convidado abordando um tema atual e que remeta ao debate central proposto pelo evento.
“As tendências em questões de sustentabilidade também influenciam muito o que fazemos. Ecoando a importância desses tópicos, o prêmio, sem dúvidas, promoverá as histórias mais inspiradoras e relevantes da indústria de viagens e turismo para promover o desenvolvimento sustentável em todo o continente”. Completa Bianca.